segunda-feira, 28 de junho de 2021

AVENIDA DR. THOMAZ ALVES: Quem foi o Dr. Thomaz Alves?

 Thomaz Augusto de Mello Alves nasceu no dia 24 de Dezembro de 1856, no Rio de Janeiro. Era filho do jurista Thomaz Alves e de dona Emília Augusta de Mello Alves. Estudou no Colégio Pedro II. Vindo do Rio de Janeiro em 1882, um ano depois de terminar a Faculdade de Medicina, o Dr.Thomaz Alves tinha 26 anos de idade quando escolheu Campinas para residir, onde se casou com a Sra. Etelvina de Moraes Salles, de respeitável e tradicional família campineira. Em 1886, foi admitido como médico da Beneficência Portuguesa.


Graças à extrema bondade de seu grande coração, encontrou nesta cidade um ambiente de franca estima por si, pois era um médico caritativo, amigo dedicado, despertando as mais verdadeiras e espontâneas simpatias.

Desde o dia em que aqui chegou no dia 2 de Maio de 1882, passou ele a sua existência benfazeja, de grande abnegação, na prática do bem.


Foi no escritório da redação da antiga "Gazeta de Campinas", na Rua do Comércio, depois Dr. Quirino, que ele esteve pela primeira vez, quando veio conhecer a nossa cidade. Lá também localizava seu consultório médico. Neste dia, não deixou de fazer uma visita à imprensa local e passou a participar ativamente das reuniões com amigos intelectuais como Ferreira de Araújo, Arthur Azevedo, Fontoura Xavier, Adelino Fontoura, entre outros. Era estimado pelo pessoal da Gazeta de Campinas.



Nos folhetins de jornal, ele assinava com o pseudônimo de Hopp Frog, e estes sempre foram lidos com o maior interesse e sempre foram aplaudidos.

Ilustre médico e distinto literário, ele conviveu com personalidades como Campos Salles, Francisco Glicério, Quirino dos Santos, que eram figuras salientes do nosso meio intelectual e político, estabelecendo palestras em que se desabrochavam verdes esperanças e rubro entusiasmo pela propaganda da ideia nova, que pretendia trazer o bem geral do país.


Quando deixou de vez a carreira jornalística, Thomaz Alves passou a se dedicar somente à medicina, e construiu uma linda história nesta atividade.

Em princípio de 1889, explodida a medonha epidemia de febre amarela, o Dr. Thomaz Alves pôs em relevo sua alma generosa no tratamento dos enfermos, sendo ainda mais estimado pelas diversas classes sociais. Teve o dedo indicador inutilizado, certa vez, devido a uma infecção contraída quando cuidava de um doente.



Com a Proclamação da República, Thomaz Alves foi nomeado para assumir o cargo de intendente, em que chegou à presidência do conselho em 1892.




Foi eleito vereador da câmara municipal e exerceu nobremente seu mandato entre 1889 e 1901.



A Maternidade de Campinas foi fruto de seus ingentes e louvados esforços; a Santa Casa da Misericórdia deve-lhe bons serviços, tendo ele feito parte da mesa administrativa, durante alguns anos; da Companhia C. de Águas e Esgotos (já extinta) foi um esforçado colaborador, ao lado do Dr. Augusto de Figueiredo. 

Como presidente do Centro de Ciências, Letras e Artes prestou valiosos concursos, exercendo dedicadamente este cargo.



Em 1918, desenvolveu-se inopinadamente, em Campinas, violenta epidemia de gripe, ceifando inúmeras vidas. A ação constante do médico caridoso foi inexcedível em tal momento aflitivo, nesse circulo de sofrimento em que a população vivia cercada. 





Ele cuidou de diversos enfermos, correndo as ruas e visitando prontos-socorros em Campinas, sempre agindo para que as condições precárias observadas fossem combatidas.



Thomaz Alves morreu no dia 23 de Abril de 1920. Em 20 de Dezembro do mesmo ano, a prefeitura de Campinas homenageou-o dando seu nome a uma rua da cidade. Em 1925, ele foi homenageado com um monumento na Praça Carlos Gomes.



Quando atravessei a Rua Barão de Jaguara e cheguei à Avenida Thomaz Alves sabia que encontraria naquela pequena via traços de uma grandiosa história. O próprio homenageado é detentor uma grandiosa história cheia de virtude e bondade. 



Mas, naquela avenida também estava parte da Praça Antônio Pompeo, e o monumento túmulo do grande maestro Carlos Gomes; estava naquela praça e naquela via também uma das sete maravilhas de Campinas, o Jockey Club; e já nas proximidades da Avenida Anchieta, lá estava o Largo das Andorinhas e a bela vista do Colégio Carlos Gomes. 



Uma senhora simpática ao ver-me fotografar uma construção antiga da Avenida Thomaz Alves exclamou: “É bonito!”. 



Concordei com os olhos brilhantes fixados, naquele início de tarde, naquela avenida tranquila, que em meados dos anos 70 do século XX era uma das vias mais charmosas de Campinas, sendo o endereço de luxuosas boutiques.

 

 

Fonte:

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com/2007/04/monumento-thomaz-alves.html

http://glauciafranchini.blogspot.com.br/2010/07/no-dia-23-de-abril-deste-ano-flavio.html

 http://campinassim.blogspot.com/2015/03/o-busto-de-thomaz-alves.html

 

TEXTO: ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário