quinta-feira, 24 de junho de 2021

REPORTANDO: Campinas despede-se da Igreja do Rosário

 Na madrugada de ontem, 19 de agosto de 1956, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário foi demolida


Tudo em nome do progresso!


Ontem a cidade de Campinas assistiu aos prantos à demolição da querida Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Apesar dos protestos, na madrugada, um público lamentoso acompanhou os trabalhos da equipe responsável em demolir um dos símbolos mais queridos da história campineira. Tudo em nome do progresso! Foi assim que se decidiu pelo fim do patrimônio histórico da cidade. De acordo com o Plano de Melhoramentos Urbanos de Prestes Maia é preciso alargar algumas avenidas do centro de Campinas, como a Avenida Francisco Glicério. A igreja já havia sido interditada por causa da trincas em sua estrutura, conforme constataram técnicos da prefeitura após vistoria. E, para a segurança dos frequentadores, seria necessária uma reforma, a qual teria um valor elevado, o que contrariaria a lei municipal de 1951, que veda ou dificulta este tipo de gastos em construções da Avenida Francisco Glicério. No mês de abril deste ano, a igreja foi desapropriada atendendo a um projeto do executivo votado pela Câmera Municipal, que foi aprovado com nove votos contra dois. No dia 09 de maio a Prefeitura de Campinas e o Bispado assinaram a escritura definitiva que efetivou a desapropriação. E, no dia 12 de maio, apesar de críticas e indignação de diversos setores da sociedade campineira foi iniciada a demolição da igreja.


Inaugurada em 1817, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário fazia parte da identidade do município. Em 1847, foi cantado na igreja o “Te Deum”
 com a presença do imperador Dom Pedro II. Construída por iniciativa do padre Antônio Joaquim Teixeira, sobrinho do Frei Antônio de Pádua Teixeira, a igreja inicialmente foi feita de pau a pique. Em 1847, ano da visita do imperador, a Igreja do Rosário tornou-se matriz provisória de Campinas. Em 1851 passou por reformas, e em 1870 com a divisão da paróquia em duas, a Igreja do Rosário passou a ser sede da paróquia da Nossa Senhora da Conceição. 




Fontes:

https://artsandculture.google.com/exhibit/bQJyF61n8trwLQ?hl=pt-BR

http://www.agemcamp.sp.gov.br/cultura/2019/11/largo-do-rosario-a-praca-do-povo/

http://mariocarvalhomatos.blogspot.com/2014/10/igreja-de-nossa-senhora-do-rosario.html


TEXTO: ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário