sábado, 10 de novembro de 2012

A CAMPINAS DE 1889




A partir da próxima semana, este blog dedicado a construir um retrato da cidade paulista de Campinas, baseando-se em seu passado e seu presente, vai publicar um trabalho de caráter histórico e literário narrando de forma resumida como foi a epidemia de febre amarela na Campinas de 1889. Este acontecimento trágico tem uma importância imensa na construção da memória desta cidade, na consolidação de seus grandes homens e no desenvolvimento de um senso mais abrangente sobre esta doença que fez tantas vítimas no século XIX.




Em 1889, Campinas é a mais importante cidade do sul do Brasil e, com exceção da cidade de São Paulo, nenhuma outra cidade pode competir com ela no quesito progresso, importância comercial e cultural. Em suas terras, as lavouras de café substituem as plantações de cana e os engenhos de açúcar. Os fazendeiros detém a maior parte da riqueza desta província, assim como do resto do Brasil.

Campinas já possui iluminação a gás, linhas de bondes de tração animal e linhas telefônicas. Suas ruas estão agora calçadas com paralelepípedos e a Estrada de Ferro da Companhia Paulista de Vias Férreas foi instalada, tornando-se a pioneira ao fazer a eletrificação da linha Campinas-Jundiaí. Inclusive, no dia da inauguração desta companhia, participaram do evento Joaquim Saldanha Marinho e Clemente Falcão de Sousa e Filho.



 


Clemente Falcão de Souza e Filho, primeiro presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Foi homenageado dando nome a uma rua no centro de Campinas.



Campinas também já possui a Estrada de Ferro Mogiana, inaugurada em 27 de agosto de 1875, e o os primeiros passageiros do primeiro trem que saiu de Campinas para Mogi mirim foram: o imperador Dom Pedro II, o Barão de Parnaíba (Manuel de Sousa Martins), o barão de Ataliba Nogueira, o benemérito filantropo Bento Quirino e o fazendeiro de café Manuel de Morais.
















Prédio da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Hoje funciona um espaço cultural e de formação profissional à população.



Também neste ano de 1889, Campinas encerra importantes colégios como o Colégio Culto à Ciência, que atrai alunos de toda a América do Sul; o colégio São João Batista, o Correia de Melo, a Escola Alemã e a de Josefina Sarmento. E, nestas escolas dão aula professores como Rangel Pestana, Américo Brasiliense, dentre outros.

















Tradicional colégio campineiro Culto à Ciência.



Personalidades importantes do cenário político também residem nesta Campinas como: Manuel Ferraz de Campos Salles, Francisco Glicério e Bento Quirino.


 


 Bento Quirino dos Santos importante político e personalidade de Campinas.


Como opções de lazer Campinas conta com o Hipódromo Campineiro e o Clube Semanal de Cultura Artística. Vale destacar que Antônio Carlos Gomes não se encontra mais na cidade, e brilha na Europa com a ópera “O Guarani”, apresentada no teatro Scala em Milão.



 Clube Semanal de Cultura Artística de Campinas,considerado o clube mais antigo do estado de São Paulo. Em breve se tornará uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do governo.


Campinas possui importantes construções voltadas para a saúde como a Santa Casa da Misericórdia inaugurada em 1876 por pessoas influentes como o Barão Geraldo de Resende e o Padre Vieira; a Beneficência Portuguesa inaugurada em 1878; o Instituto Agronômico também foi fundado neste ano.













Hospital Beneficência Portuguesa e Instituto Agronômico de Campinas.



Nos três bons hotéis da cidade, Hotel de França, Hotel da Europa e o Grande Hotel Campineiro, hospedam-se os nobres da corte imperial como Joaquim Egídio, o Barão de Ataliba Nogueira, o Barão de Itapura, o Barão de Paranapanema e o Conde d`Eu. Muitos deles moram em Campinas a convite de Francisco de Barreto Leme.


 



Barão de Itapura, importante fazendeiro da cidade de Campinas dá nome a uma Avenida no Bairro Itapura.



Apesar de todo progresso e reconhecimento, Campinas apresentava sérios problemas que desencadearam uma das mais terríveis epidemias da história brasileira. Nos próximos dias deste mês, esta história será melhor apresentada e conheceremos um pouco como foi esta passagem triste e engrandecedora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário