domingo, 31 de março de 2013

A GRAVURA DO DR. L.L. ZAMENHOF, EM CAMPINAS


Ludwik Lejzer Zamenhof nasceu em 15 de dezembro de 1859, na cidade de Bialystok, na época pertencente ao império russo, mas atualmente pertencente à Polônia.

Foi um oftamologista e filólogo judeu polonês.

Quando vivia em Bialystok, nesta cidade o uso de diversas línguas era comum, embora gerasse muitas dificuldades de compreensão entre as várias culturas. Tal situação, motivou Zamenhof a desenvolver um novo idioma denominado Esperanto, em um processo longo e trabalhoso, como forma de resolver o problema.

Em 1887, com ajuda econômica de seu cunhado, ele publicou um manual intitulado Internacia Lingvo ("Língua Internacional", em esperanto) com o pseudônimo de Doutor Esperanto, palavra que acabou por se converter no nome de sua criação. Em pouco tempo o novo idioma ganhou muitos adeptos superando outro idioma planificado, na época, o volapuk, criado em 1879.

Em 1905, aconteceu o primeiro Congresso Universal de Esperanto, em Bolonha-sobre-o-Mar, na França, reunindo quase mil pessoas.

Em 1906, foi fundado no Brasil o primeiro grupo esperantista, o Suda Stelaro em Campinas, 19 anos após o surgimento da língua.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os adeptos do esperanto foram perseguidos pelos ditadores da época, e Zamenhof teve sua família dizimada.

Após o período de guerra, a língua passou a ser reconhecida para e educação, ciência e cultura por orgãos como a UNESCO e sua popularização só aumentou com a ascendência da Internet.

O doutor L.L. Zamenhof morreu em Varsóvia, na Polônia, em 14 de abril de 1917.


O Esperanto é empregado em viagens, correspondências, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Alguns sistemas estatais de educação oferecem cursos opcionais de esperanto, e há evidências de que auxilia na aprendizagem dos demais idiomas.














A gravura do DR. L.L. Zamenhof, criador da língua Esperanto, está presente na praça Napoleão Laureano, no bairro do Botafogo, em Campinas, paralela à Rua Delfino Cintra.


















Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwik_Lejzer_Zamenhof

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esperanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário