sábado, 30 de março de 2013

RUA MARIA MONTEIRO, EM CAMPINAS


Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros se dirigindo ao centro, e se questionou a ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"



QUEM FOI MARIA MONTEIRO?

 
 
Maria Monteiro nasceu no dia 16 de janeiro de 1870, em Campinas. Filha do professor de música e organista Francisco Monteiro e de Joaquina Leopoldina Andrade Monteiro, era prima distante do maestro Carlos Gomes.
 
Ainda pequena já demonstrava vocação musical e tinha o apelido de Zica. Estudante dedicada, iniciou os estudos musicais em Jundiaí. Depois, teve aulas no Colégio Florence, em Campinas. Na adolescência, cantava em coros da igreja e na escola. Ao representar a personagem bíblica Verônica que limpou a face de Cristo no calvário, durante procissão do senhor morto, Maria Monteiro foi vista como uma garota de talento.
 
Sua voz ecoou em 8 de dezembro de 1883, na festa de inauguração da Matriz Nova de Campinas. Ela tinha apenas 13 anos e foi elogiada em texto publicado na Gazeta de Campinas.
 
Maria Monteiro encantou até o imperador D. Pedro II e sua mulher, Teresa Cristina, em 1886, numa apresentação na escola, como parte da programação oficial para recepcionar o casal real.
 
Após ganhar uma bolsa de estudos, por iniciativa da imperatriz, a garota estudou em conservatórios italianos
formando-se em maestria e artista de canto. Em milão, ficou sob a proteção de Carlos Gomes e estudou canto lírico, no Real conservatório, mesmo lugar onde o primo tinha recebido o diploma de maestro. Em 1889, iniciou sua carreira profissional, com estreia no teatro de Peruggia, na ópera Mefistófeles, de Arrigo Boito.
 
Maria Monteiro bilhou e conquistou palcos de outros países, como Itália, França, Inglaterra e Espanha, nas óperas Carmem e Cavalaria Rusticana.
 
Casou-se com o rico comerciante italiano Ermenegildo Grandi, abandonando a carreira para dedicar-se ao lar, como era vontade do marido.
 
 
Maria Monteiro morreu no dia 13 de fevereiro de 1897, aos 27 anos de idade, vítima de infecção na garganta e comprometimento nos pulmões. Foi sepultada no cemitério Stagliano, perto de Gênova, na Itália.
 
Nos degraus do túmulo de Carlos Gomes, em Campinas, foi colocada uma efígie desta grande cantora.
 
 


 
 


A Rua Maria Monteiro, no bairro do Cambuí, era denominada antes Rua São Miguel. Em 30 de maio de 1923, passou a se chamar Rua Maria Monteiro em homenagem a primeira cantora lírica do Brasil.
 
 
 

 
 
 




 

Seu início é nas proximidades da Praça Augusto Cézar e sua longa extensão faz com que seu término seja na Avenida Orosimbo Maia.

Diversos empreendimentos comerciais e edifícios residenciais estão presentes em sua extensão.

 
 
 
 
 
 






Fontes:
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário