domingo, 24 de março de 2013

RUA FALCÃO FILHO, EM CAMPINAS


Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros se dirigindo ao centro, e se questionou ao ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"



QUEM FOI FALCÃO FILHO ?





Clemente Falcão de Souza Filho nasceu em 18 de outubro de 1834 em São Paulo-SP.

Recebeu primorosa educação, não somente literária como também artística  e mesmo física. Assim, além de versado nas letras clássicas, e conhecendo a fundo todas as disciplinas da instrução secundária, sabia música, tocava piano com maestria e conhecia a dança, o desenho, a esgrima e a natação.


Foi  advogado, um dos fundadores e primeiro Presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, lente da Faculdade de Direito de São Paulo e patrono da cadeira 38 da Academia Paulista de Letras tendo publicado alguns livros referentes à área do Direito.







Relatos afirmam que Falcão Filho foi ligado a uma sociedade secreta denominada "Bucha", que adotava práticas da Ordem dos Iluminados de Weishaupt, na Alemanha, e da Maçonaria.

Sob a presidência de Falcão Filho, foi concluída a linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro até Campinas, em 11 de Agosto de 1872.


Falcão Filho faleceu em 4 de abril de 1887 em São Paulo-SP.






A Rua Falcão Filho tem seu início na Rua Marechal Deodoro, nas proximidades do Mercado Municipal, o "Mercadão" e se prolonga até a Rua Delfino Cintra. Trata-se de uma rua de pequena extensão, mas que liga a região dos terminais do "Mercadão" à região da Avenida Barão de Itapura.
A Rua Falcão Filho situa-se no Bairro do Botafogo.



























 
Fontes:

http://www02.us.archive.org/stream/s3academiadeso00nogu/s3academiadeso00nogu_djvu.txt
http://www.jbcultura.com.br/gde_fam/pafn241.htm#6310
http://www.fundacaoromi.org.br/fundacao/cultura.php?foto=ah_ferrovia&area=cultura&p1=3&p2=21&p3=65&id_ah_ferrovia=1


Um comentário:

  1. Interessante. Ele foi também o primeiro presidente da Caixa Econômica Federal de São Paulo (à época, Caixa Econômica e Monte de Socorro) de 25/01/1875 a 22/03/1876.

    Fonte: livro "A história da Caixa Econômica Federal de São Paulo contada pela APEA", Paulo César Ribeiro, São Paulo, 2015).

    ResponderExcluir