quarta-feira, 17 de abril de 2013

O BUSTO DE HÉRCULES FLORENCE, EM CAMPINAS




Antoine Hércule Romuald Florence nasceu em Nice, na França, em 29 de fevereiro de 1804. Filho de um cirurgião do exército real francês e uma nobre francesa, herdou o gosto do pai pelo desenho.

Foi desenhista, pintor, fotógrafo e litógrafo.

Em 1824, Hércules Florence mudou-se para o Rio de Janeiro onde se empregou como caixeiro na loja de roupas do francês Dillon e, mais tarde, numa tipografia e livraria do senhor Plancher.

Acompanhando a Expedição Langsdorff, em 1825, pelo interior do Brasil, realizou uma série de desenhos e aquarelas nos quais retrata a fauna, a flora, a paisagem e a população dos locais visitados.

Após esta expedição, Hércules Florence começa a escrever um diário completo sobre a viagem científica, que só seria publicado em 1977 com o título de "Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas pelas províncias brasileiras de São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará".

Em 1830, o artista muda-se para a Vila de São Carlos, atual Campinas, em São Paulo, onde constitui família e torna-se fazendeiro. Continua a registrar paisagens e as transformações pelas quais passa a região no decorrer do século XIX. Em seus registros por imagens destacam-se o incremento de cana-de-açúcar e café, o trabalho dos escravos no engenhos e as queimadas e derrubadas das matas para plantio.

Ainda em 1830, ele inventa a poligrafia, método de impressão em cores semelhante ao mimeógrafo. Dedica-se a outros processos químicos de reprodução de imagens.

Hércules Florence morreu em Campinas, em 27 de março de 1879.




 








O busto de Hércules Florence está localizado no Largo de São Benedito entre as Ruas Cônego Cipião, Duque de Caxias, Irmã Serafina e Boaventura do Amaral.





 Fotos:

 

 Fontes:

http://www.mamcampinas.com.br/de-1820-a-1829/103-1825-hercule-florence.html

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2048&cd_item=2&cd_idioma=28555

http://www.algosobre.com.br/biografias/hercules-florence.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário