domingo, 28 de abril de 2013

RUA BARÃO GERALDO DE REZENDE, EM CAMPINAS


Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros indo para o centro, e se questionou ao ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"


QUEM FOI BARÃO GERALDO DE REZENDE?

 

 
Geraldo Ribeiro de Souza Rezende nasceu em 19 de abril de 1846, no Rio de Janeiro. Era filho do Marquês de Valença, senador Estevão Ribeiro de Rezende, e da Marqueza de Valença, Sra. Ilidia Mafalda de Souza Queiroz.
 
Foi fazendeiro em Campinas, onde recebeu a Fazenda Santa Genebra como herança. Também herdou a fazenda Rio das Pedras do avô, e as duas fazendas deram origem ao Distrito de Barão Geraldo.
 
Era conhecido por ser um grande produtor de café do estado de São Paulo e ao mesmo tempo um grande escravocrata. Também era amigo íntimo do imperador D. Pedro II.
 
Foi vereador em Campinas entre 1883 e 1886, pelo Partido Conservador, e deputado geral do Parlmento Nacional, pouco antes da proclamação da república. Após este acontecimento, ele retirou-se da vida pública e passou a se dedicar à cultura do café, passando a ser conhecido como "Barão do café, por excelência". Sua fazenda, na época, era considerada modelo de inovação.
 
Executou algumas atividades filantrópicas sendo um dos maiores benfeitores do antigo Liceu de Artes e Ofícios de Campinas, atual Nossa Senhora Auxiliadora, ao qual doou terras para as necessidades do estabelecimento e contribuiu com elevadas somas de dinheiro para sua manutenção. Também participou da administração da Santa Casa da Misericórdia.
 
Foi o primeiro presidente da Companhia Carril Agrícola Funilense, que se estendia desde o bairro do Guanabara até Cosmópolis, na época, distrito de Campinas. Esta companhia não prosperou e levou o Barão Geraldo de Rezende à falência.
 
A falência também foi resultado dos grandes gastos da família e com seus empreendimentos e, para saldar as dívidas, a Fazenda Santa Genebra foi leiloada. Tal fato levou o fazendeiro a cometer suicídio com veneno, na sede de sua fazenda, em 1 de outubro de 1907.
 
 
 
 
 
A Rua Barão Geraldo de Rezende tem seu início na Avenida Barão de Itapura, no bairro do Guanabara, e estende-se até a Rua José Paulino, na Vila Itapura.
Nesta rua está localizada a Fábrica de Chapéus Cury, fundada por Miguel Vicente Cury, que foi duas vezes prefeito de Campinas e que dá nome a um conhecido viaduto. A Fábrica de Chapéus Cury encerrou suas atividades, em Campinas, em 2012.
 Esta rua também era a rua de entrada do antigo campo do Guarani Futebol Clube, conhecido como Estádio do Pastinho.
 





*Na placa da imagem acima, o sobrenome Rezende está escrito incorretamente. Foto tirada em 2013.







 


 
 
 
 
 
 
 
Fontes:
 

*neste link temos mais informações sobre a histórica Fábrica de Chapéus Cury:
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário