domingo, 14 de abril de 2013

RUA BARATA RIBEIRO, EM CAMPINAS


Continuando o trabalho que foi realizado no ano passado em meu outro blog "Um poeta", farei uma breve biografia sobre os personagens que dão nome às ruas e avenidas do centro de Campinas e, em cada postagem, uma personalidade será homenageada. Agora, destacarei as ruas dos bairros próximos do centro como Cambuí, Botafogo, Vila Itapura e Guanabara, pois certamente você já passou por alguma rua destes bairros se dirigindo ao centro, e se questionou a ver o nome da rua ou avenida: "Quem foi esta pessoa?"

 
 
QUEM FOI BARATA RIBEIRO?
 
 
 

Cândido Barata Ribeiro nasceu em 11 de Março de 1843, em Salvador (BA). Filho de José Maria Cândido Ribeiro e Veridiana Barata Ribeiro. Sua família mudou-se para o Rio de Janeiro em 1853. Barata Ribeiro estudou no colégio do mosteiro de São Bento, residindo, por concessão especial, num quarto dessa casa conventual, durante alguns anos.Lecionava um curso de preparatórios para manter-se. Cursou Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, tornando-se doutor em Ciências Médicas e Cirúrgicas, em 1867, aos 26 anos de idade.
 
Quando se mudou para Campinas, ele foi nomeado Diretor do Serviço Médico do Hospital de Campinas e fundou a escola para crianças pobres.
 
 Atuando na medicina, Barata Ribeiro foi pioneiro na utilização do raio-x para diagnóstico clínico de osteosarcomas (câncer nos ossos). Desenvolveu estudos sobre o "pé torto de congênito", a tuberculose óssea e articular e as deformidades raquíticas.
 
 
Mudou-se para o Rio de Janeiro e, em 1891, atuou como Presidente do Conselho de Intendentes Municipais.
 
Era abolicionista e republicano. Alcançou o cargo de prefeito do Distrito Federal (Rio de Janeiro), em dezembro de 1892. No ano seguinte, foi responsável por diversas melhorias no plano de saneamento.
 
Em outubro de 1893, foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, tomando posse no mesmo ano. Teve no ano seguinte a aprovação negada para assumir o Senado da República, pois o consideravam despreparado juridicamente.
 
Em 1899, foi eleito senador pelo Distrito Federal (RJ) e exerceu o mandato até 1909. Nestas atividades políticas não aceitou salário, pois fazia por ideal político e público.
 
Escreveu diversos livros como "Mulheres que morrem", "O Soldado brasileiro", "A Mucama", "O Divórcio" e peças para teatro, destacando-se "O Segredo do Lar", com temática abolicionista encenado em 1872. Em sua homenagem, uma das principais ruas de Copacabana (RJ), recebeu seu nome.

Foi membro da Academia Nacional de Medicina e de várias associações científicas e casado com D. Ana Borges Barata Ribeiro.

Barata Ribeiro faleceu em 10 de fevereiro de 1910, na cidade do Rio de Janeiro, aos 66 anos e foi sepultado no cemitério São João Batista, em Botafogo.






A Rua Barata Ribeiro situa-se no Vila Itapura, em Campinas. Seu início ocorre na Rua Dona Libânia (na altura da CPFL) e seu término na Avenida Barão de Itapura (na altura do Instituto Agronômico de Campinas), no bairro do Guanabara. Ela tem a extensão de aproximadamente 600 metros e nela existem muitos restaurantes, prédios comerciais, estacionamentos, e, principalmente, a igreja São Paulo Apóstolo.


















Fontes:

http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=33&cod=23525

http://www.stf.jus.br/portal/ministro/verMinistro.asp?periodo=stf&id=217

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2008/06/personagem-cndido-barata-ribeiro.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário