domingo, 20 de outubro de 2013

A COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO - Parte 3


A VISITA DO IMPERADOR DOM PEDRO II






Após 30 anos de sua primeira visita ao território campineiro, o imperador Dom Pedro II retorna à Campinas, em 26 de agosto de 1875, e encontra uma cidade diferente, não mais com o estilo colonial de outrora, mas agora uma cidade moderna, estruturada pela cultura do café.

Dom Pedro II e outros visitantes são recebidos pelos membros da Câmara Municipal e demais autoridades na estação da estrada de ferro da Companhia Mogiana, e uma banda de música executa o Hino Nacional. Milhares de foguetes sobem ao ar, os enfeites nas ruas representam a importância deste momento, apesar da notícia do falecimento de José Bonifácio, o “Patriarca da Independência”.


IMAGEM: Dom Pedro II







A comissão que preparou o programa de recepção ao imperador é composta pelo Barão de Itapura, pelo deputado comendador Geraldo de Resende, o Dr. José Joaquim Baeta Neves, por Gabriel Dias da Silva e Joaquim Quirino dos Santos.








IMAGEM: Joaquim Polycarpo Aranha, o Barão de Itapura









A comitiva imperial desfila pela rua, entre alas constituídas pela Banda de música italiana, Sociedade 14 de Juillet, Hespanhola Mendaz Nunes, Alemã Concórdia, Beneficente Lidgerwood, Oito de Julho, Clube Mac-Hardy  com seu estandarte e os operários da indústria com  bandeiras, Confederação Italiana com sua escola, Beneficente Arens, Banda Camões, Germania, Portuguesa de Beneficência, Escola Corrêa de Mello, Circolo Italiano Unit e suas escolas, alunos do Asilo de Órfãs da Santa Casa, Colégio Culto à Ciência, colégios da Dona Carolina Florence, Josefina Sarmento, Deolinda Fagundes e Rita Freire, entre outros, estimando um número de 800 escolares presentes. Estimam-se o número de 160 operários da indústria Mac-Hardy, 180 da Lidgerwood e 100 da Arens, as três grandes indústrias de Campinas. Quatro cavalos brancos puxam a carruagem que passa em frente ao palacete, onde o imperador está hospedado, levando seus seguidores. Dom Pedro II assisti a tudo do palacete, o sobrado Visconde de Indaiatuba, situado na esquina daquelas que seriam as ruas Barão de Jaguara e General Osório.









IMAGENS: Pintura representando a chegada do imperador Dom Pedro II, o sobrado do Visconde de Indaiatuba e a Dona Carolina Florence e seus filhos.





O imperador visita a Matriz Nova, chegando a subir na torre, e ouve o órgão tocado pelo Sr. Antônio Carlos de Sampaio Peixoto. Visita o Bosque dos Jequitibás, regressando pelo bairro Santa Cruz. Mais tarde, participa de um jantar suntuoso oferecido pelo Conde de Três Rios e um solene Te Deum na matriz.









As visitas de Dom Pedro II sucedem-se no dia seguinte. Ele visita as indústrias Arens Irmãos, Lidgerwood, sendo recebido pelo chefe João Sheringhton e pelos operários e aprendizes. Visita a Companhia Mac-Hardy, do Sr. Guilherme MacHardy e o clube da indústria. Visita também a indústria de Sabão, Óleos e Velas de Octávio Pacheco & de Francisco Krug e a Fundição da Viúva Faber e Filhos. Também visita hospitais como Circolo Italiano Unit e a Santa Casa de Misericórdia.





IMAGEM: Companhia Lidgerwood, 2013




Ainda em decorrência da inauguração do trecho Campinas / Mogi-Mirm da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Dom Pedro II parte de Campinas em visita à cidade de Mogi-Mirim, no dia 27 de agosto do mesmo ano. O trem parte de Campinas às 12 horas levando o imperador, o presidente da província e convidados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Na próxima publicação:
 
As transformações do território campineiro com o crescimento da Companhia Mogiana
 



 FONTES:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário