domingo, 27 de outubro de 2013

A COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO - Parte 4

 

 

TRANSFORMAÇÕES NO TERRITÓRIO CAMPINEIRO

 
 
 
No ano de 1878, a Mogiana ainda mostra-se deficiente de um aparato de oficinas mais complexas, pois conta com as oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que prestou muitos serviços à Mogiana na época de sua inauguração. Investimentos são feitos neste sentido, assim como na ampliação de seu traçado refletido por sua audaciosa expansão.
O traçado da estrada de ferro da Companhia Mogiana é moldado seguindo os interesses mais imediatos de ampliação de cultivo e transporte de café, sempre favorecendo os ricos fazendeiros. A escolha do traçado da linha férrea é determinada pela oferta do café, levando em conta as grandes propriedades da região. A valorização das propriedades por onde passam as linhas da Mogiana é evidente.
O transporte de mercadorias constitui a base da receita da companhia; o transporte de passageiros não tem papel tão significativo.
 
 
 
 
O surgimento da Companhia Mogiana propicia a criação de uma teia de troncos e ramais que vão atrás do café, e por vezes à sua frente, constituindo verdadeiras estradas cata-café. O ramal ligando Campinas-Jaguariúna com as estações – Anhumas, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes – é projetado próximo às fazendas locais. A criação das estradas ferroviárias auxiliam na libertação da mão-de-obra escrava presente no sistema latifundiário e serve de incentivo à  migração interna, aquecendo ainda mais a transformação econômica do modo de produção capitalista.
 
 

 
 
 


 
 
 
 
 IMAGEM: Estação Tanquinho 1910, Desembargador Furtado 2007, Carlos Gomes 1910 e Anhumas 1910.
 
 
 
A expansão ferroviária também influência mudanças na área urbana. Surgem bairros proletários como a Vila industrial, o primeiro bairro de trabalhadores da cidade de Campinas. Prédios de imigração entra as atuais ruas Sales de Oliveira e Pereira Lima são instalados. Com a ascensão da Companhia também surge na cidade o telégrafo, o serviço postal, a iluminação pública a gás, o sistema de bondes com tração animal. Neste período também são realizadas obras de infraestrutura para fazer chegar água encanada em alguns chafarizes e ocorre a expansão da atividade comercial.
 


 
 
 
Em 1878, a Mogiana estabelece sua primeira sede em um prédio alugado na esquina da Rua General Osório com a Avenida Anchieta.
Quando a Mogiana chega à cidade de Casa Branca ela possui 173 quilômetros em sua extensão, que representam a força de seu crescimento.
 
 
 
 
Na próxima publicação:
 
A Companhia Mogiana na direção do futuro
 
 
 
 
 FONTES:
 
 

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