domingo, 30 de março de 2014

GRANDES HOMENS DE CAMPINAS: Doutor Mario Gatti





Mário Gatti nasceu em Nápoles, na Itália, em 11 de fevereiro 1879. Era filho de Lelio Gatti e Attilia Tumolo Gatti. Em 1905, aos 26 anos de idade veio à Campinas para se casar com Francisca de Marco Gatti, filha de um empresário italiano que prosperou nesta cidade do interior paulista. Mario Gatti conheceu Francisca na Europa. Após o casamento, ambos retornaram ao velho mundo, e lá Mario Gatti concluiu seus estudos na área da Medicina.Dois anos depois, a pedido do sogro, fixou residência em Campinas, onde começou a clinicar na Beneficência Portuguesa. Passado um ano, ele foi a Paris aperfeiçoar-se na arte cirúrgica, regressando em 1915.








Em Campinas, seu talento logo foi reconhecido. Tinha como grande amigo o doutor Thomás Alves, que durante o tempo em que esteve impossibilitado de operar devido a um incidente com bisturi, indicava Mario Gatti para atender seus pacientes. O doutor Mario Gatti clinicou até o fim de sua vida no Hospital do Círcolo Italiani Uniti, que mais tarde se converteria na Casa de Saúde de Campinas, sendo um modelo de estabelecimento na época.





Na década de 1950, Mario Gatti destacou-se ao ser um dos primeiros médicos a prestar socorro às pessoas que estavam no Cine Rink, na ocasião do desabamento de seu teto. Ele já tinha mais de 70 anos, e mesmo doente, fez questão de se juntar aos seus colegas de profissão para salvar vidas. Ganhou uma medalha por tal gesto.

A cirurgia ensaiava os seus primeiros passos no Brasil, quando o italiano já realizava com sucesso operações de estômago e próstata. Ficou conhecido como o médico que resolvia tudo, e as pessoas da época diziam quando alguma coisa não tinha solução “Isso nem Mario Gatti resolve”.

 
 
 
 
 
 
Mario Gatti foi um dos fundadores da Maternidade de Campinas.

Em fevereiro de 1976, foi homenageado pela população, que indicou seu nome para o então Hospital Municipal, o hoje Hospital Municipal Dr. Mario Gatti.

Sobre Campinas, Ele dizia: “É o meu berço, o mais importante cenário de minha humilde residência. Foi neste pedaço de paraíso que iniciei minha carreira profissional. A eterna primavera de seu clima ameno, a bondade e a simplicidade dos seus filhos empolgaram a minha juventude”.

 
 
Mário Gatti morreu em Campinas, em 3 de março de 1964. 

 




Fontes:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário