domingo, 17 de maio de 2015

AVENIDA BARÃO DE ITAPURA

 
 
QUEM FOI O BARÃO DE ITAPURA?
 
 
  
Joaquim Policarpo Aranha nasceu em 1809 em Ponta Grossa, pertencente a província de São Paulo, e transferiu-se para a vila de São Carlos, antigo nome de Campinas, em sua juventude. Casou-se aos 34 anos com sua prima em segundo grau Libânia de Sousa Aranha, filha do coronel Francisco Egídio de Sousa Aranha e de Maria Luzia de Sousa Aranha, Viscondessa de Campinas. Eles tiveram seis filhos.
 
 
 
 
 
 
Foi proprietário da fazenda Chapadão, nos arredores de Campinas, tornando-se um dos grandes plantadores de café. Também foi proprietário de outras fazendas como a Fazenda Sete Quedas e Bom Retiro.
 
 
 
Foi o Barão de Itapura que construiu o magnífico solar "Palácio Itapura", situado na Rua Marechal Deodoro, antiga Rua do Imperador, de estilo clássico, imponente, exemplar arquitetura do café, que em 1941 passou a abrigar a Faculdade de Ciências, Filosofia e Letras, um dos braços das Faculdades Campineiras e embrião da PUC.
 
 
 
Era conhecido pelo seu nobre espírito de filantropia, pela dignidade e profundo amor pela cidade de Campinas. Ele e sua esposa, apesar dos seis filhos, acolhiam órfãos e viúvas desamparadas na própria casa.
Nos anos de 1845 a 1848 foi vereador pelo partido liberal.
Foi membro da guarda nacional com a patente de capitão da entidade. Com relevantes serviços prestados a sociedade campineira, foi condecorado como Comendador da Imperial Ordem da Rosa e foi-lhe concedido o título de Barão de Itapura em 1883, no dia 19 de janeiro, por Dom Pedro II.
Faleceu em Campinas, no dia 06 de Janeiro de 1902 com 93 anos.
 
 
 
 
 
A avenida Barão de Itapura tem seu início no Terminal Multimodal Ramos de Azevedo e término na Avenida Heitor Penteado. Em seu trajeto, a avenida cruza cinco tradicionais bairros campineiros: Vila Industrial, Botafogo, Guanabara, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Taquaral.







 Em 28 de fevereiro de 1887, ela recebeu este nome e por muito tempo, foi endereço da antiga rodoviária de Campinas, já demolida. Nela também se encontram hoje o Instituto agronômico de Campinas, o Instituto Educacional Imaculada, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, o Balão do Kennedy, além de diversos estabelecimentos e prédios comerciais.






Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Policarpo_Aranha

http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/ruas-de-campinas-sp/avenida-barao-de-itapura






Nenhum comentário:

Postar um comentário