sábado, 14 de janeiro de 2017

PRAÇA HERÓIS DA LAGUNA



Um pouco de história...


A Guerra do Paraguai foi um conflito armando envolvendo a chamada Tríplice Aliança constituída por Brasil, Argentina e Uruguai, apoiada financeiramente pela Inglaterra, contra o Paraguai, que na época tornou-se uma nação industrializada e com objetivos expansionistas. Este conflito durou de 1864 a 1870, e culminou com a derrota do Paraguai, que teve grande parte de sua população tragicamente reduzida.


 
Quanto à razão da guerra, sabe-se que a intervenção do governo brasileiro de Dom Pedro II na política uruguaia desagradou o ditador paraguaio Solano Lopez, pois o ditador uruguaio Aguirre, que foi deposto, era seu aliado.




A invasão brasileira ao território do Uruguai teve como retaliação o aprisionamento, em Assunção, do navio brasileiro Marquês de Olinda. Em seguida, o Paraguai atacou Dourados, na província do Mato Grosso. Além disso, os paraguaios fizeram, em 1865, várias incursões armadas em território argentino, com o objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul.



Essas pretensões do Paraguai causaram reação por parte de Brasil, Argentina e Uruguai que se reuniram na chamada Tríplice Aliança, um acordo militar que os ingleses apoiaram, pois não queriam concorrência comercial de outro país, no caso o Paraguai, em relação aos seus produtos industrializados.

 
Os heróis da Laguna...







Quando o Estado do Mato Grosso foi invadido pelos paraguaios, o governo brasileiro enviou o exército para expulsá-los. Parte do exército saiu de Santos e, a caminho do conflito, acampou em Campinas. O acampamento foi erguido em um local que era conhecido como Largo de Santa Cruz, no exato local onde fica atualmente a Praça Heróis da Laguna.

 
 

Chegado ao seu destino, a tropa brasileira deparou-se com a falta de alimentos, com o clima difícil e doenças, além da própria batalha. Por isso, o exército decidiu se retirar da Fazenda Laguna, onde o conflito ocorreu, para salvar o máximo de vidas possíveis.

 


No território onde, posteriormente, recebeu o nome de Praça Heróis da Laguna, para homenagear aqueles combatentes, acamparam-se cerca de 1680 soldados, mas muito mais da metade morreu na batalha. Essa história ficou conhecida como a Retirada de Laguna e foi imortalizada na literatura do Visconde de Taunay, um de seus protagonistas.




O Monumento Heróis da Laguna, um bloco de granito onde está inscrita uma homenagem aos soldados que passaram pelo local, foi inaugurado em 16 de janeiro de 1940.
A Praça Heróis da Laguna fica no bairro Cambuí, em Campinas, tendo à sua frente o Largo de Santa Cruz, e a Rua Major Sólon entre ambos.




 ALEXANDRE CAMPANHOLA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário