sábado, 7 de janeiro de 2017

RUA DR. MASCARENHAS: Quem foi o Dr. Mascarenhas?




Francisco de Araújo Mascarenhas nasceu em 28 de janeiro de1867, em Campinas, mas foi registrado em 1868. Era filho de João de Paula Mascarenhas e Manoela Araújo Oliveira Rozo. Casou-se em 1902 com Ernestina Soares (a Titina - 1884-1950) descendente dos Barões de Paranapanema. Foi médico, veterinário e político, no entanto, foi na medicina que se destacou, ganhando admiração da população campineira.

 
 
 


Especializou-se no atendimento das crianças e engajou-se neste propósito com verdadeira devoção. Admirado por suas atuações no cenário infantil, o Dr. Mascarenhas era conhecido por sua grande modéstia, bondade e solicitude. Tornou-se sinônimo de caridade aos olhares sociais por sua iniciativa de zelar pelas crianças pobres, tal como fazia pelas crianças ricas. Atendia a todas com o mesmo sorriso acolhedor e gesto gentil, pois era despido de ambição e vaidade.
 

 
 

Em um de seus aniversários, recebeu como presente um automóvel comprado através da iniciativa das crianças, que arrecadaram, junta à população, uma importância em dinheiro de CR$ 30 mil, necessária para a aquisição do veículo. O carro da marca “Berliet”, oferecido em nome das crianças de Campinas, serviu para o Dr. Mascarenhas atender seus clientes nos arrabaldes e subúrbios, pois dentro da cidade ele preferia sempre andar a pé.

 
 
 

 
Na política, o Dr. Mascarenhas elegeu-se vereador e ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Campinas durante várias legislaturas. Também foi intendente (administrador público da época) de 1905 a 1906 e de 1906 a 1908.

 

 
 

Neste tempo, aliou-se ao grande vulto popular de prestígio e coragem, Álvaro Ribeiro, e ambos iniciaram uma grande campanha a favor da fundação de um hospital exclusivamente para crianças pobres, o Hospital Álvaro Ribeiro, que durante muito tempo esteve presente na Rua São Carlos, na Vila Industrial, e cumpriu o programa traçado pelos seus inesquecíveis e beneméritos fundadores.




O Dr. Mascarenhas dedicou sua vida, sobretudo, ao seu propósito de socorrer aos necessitados e aflitos, amando e servindo as crianças, às quais no início de sua carreira profissional, ele se dirigiu com aquele preceito sublime do Evangelho: “Vinde a mim as criancinhas”.




O Dr. Mascarenhas morreu pobre, no dia 20 de setembro de 1946 e foi sepultado no Cemitério da Saudade, em uma humilde campa.



A Rua Dr. Mascarenhas recebeu este nome em 1923. Anteriormente, chamava-se Rua 7 de Dezembro, para marcar o dia em que foi inaugurado o templo de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas.
 


Essa rua tem em seus limites as ruas Saldanha Marinho e a Avenida Lix da Cunha, e cruza a movimentada Avenida Andrade Neves.




Em seu percurso, encontram-se muitas construções residenciais antigas, algumas funcionando como pensões. Há também a presença de imóveis comerciais, hotéis, clínicas e duas pontes da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.



Fontes:
Historiador Lucas Camargo
 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

3 comentários:

  1. Adorei saber a história do Dr. Mascarenhas. Foi um Médico Pediatra, e tratava as crianças ricas e as pobres do mesmo jeito. Que lindo, Meu Deus. De tão bom que era, morreu pobre. Deus o abençoe muito, onde quer que ele esteja!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação. Foi um grande homem. E a vc que trouxe esse relato, Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta história do Dr Mascarenhas, principalmente pelo fato de realizar trabalho filantrópico voltado ao atendimento das crianças.
    Faço minha parte aqui em Ribeirão apesar de morar em Campinas por mais de 30 anos!! Estou muito longe do Dr. Mascarenhas, mas faço o que está em meu alcance e que Deus me abençoe.
    @consorciodobemrp
    @

    ResponderExcluir