quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

🌭🍺 BAR DA LINGUIÇA


O Bar da Linguiça existiu de 1937 a 2007, na Avenida João Jorge, na Vila Industrial, quase em frente ao 8° batalhão da Polícia Militar. Foi o primeiro bar a funcionar 24 horas em Campinas.




Siga a página CAMPINAS MEU AMOR 🇧🇷❤️ no Facebook:


👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


Seu tradicional sanduíche de linguiça tornou-se uma tradição na cidade, e funcionários como Donizete, que preparava o lanche, até hoje estão presentes na memória dos campineiros.




Outros lanches famosos que eram servidos no bar era o de peito de frango, bacon, contra-filé, de pernil e provolone. Não podia faltar a cerveja Niger, uma Antárctica ou uma Brahma geladinha para acompanhar, 


O Bar da Linguiça era parada certa dos boêmios que divagavam pela noite campineira, voltavam dos bailes na madrugada, pessoas que voltavam do trabalho ou que iam lá simplesmente para levar o lanche para a família. Políticos, celebridades, artistas locais, prostitutas, estudantes, trabalhadores batiam cartão no bar... O Bar da Linguiça era um ambiente eclético e receptivo.




Trabalhadores da COHAB, da Polícia Militar, do Hospital Mário Gatti, da FEPASA, do Banco Bradesco, da Aços Villares, do aeroporto Viracopos... frequentadores dos bailes do Concórdia, Bahamas, O Cangaceiro... Iam ao bar saciar a fome e o desejo de socialização.


Segundo consta, um dos proprietários do estabelecimento foi o Sr. Pelegrini, que depois de encerrar as atividades no bar, passou a atuar no ramo imobiliário. É impossível, no entanto, desvincular a figura do querido Sr. Ambrósio Stefanelli deste famoso bar.




Figuras ilustres visitaram o bar como os cantores Roberto Carlos, Benito di Paula, Jair Rodrigues, Milton Nascimento, Wilson Simonal... Dizem que também era o reduto do ex-prefeito de Campinas Orestes Quércia. O governador Laudo Natel também esteve por lá. Até o rei do futebol Pelé, segundo consta em relatos, também marcou presença no Bar da Linguiça.



Sem dúvida, não só os boêmios que habitam as madrugadas, mas toda uma cidade ficou órfã de um bar tão tradicional que existiu em uma época dourada, quando a vida era mais romântica e saborosa.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


Fontes:


🔍 Blog Pró-Memória de Campinas


🔍 Acervo RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário