quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

💝 LOJAS DO PASSADO 🎁: Centro dos Alumínios Bittar

  

Em março de 1933, o libanês Moysés Bittar inaugurou em Campinas a loja Casa dos Mil Réis, dando início à sua história de sucesso no comércio da cidade.




Siga a página CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷❤️ no Facebook:


👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


A Casa dos Mil Réis era uma pequena loja de cinquenta metros quadrados.


Tempos depois, no endereço número 274 da Rua Treze de Maio, na esquina com a Rua Visconde de Rio Branco, Moysés Bittar mudou a denominação da Casa dos Mil Réis para Bazar Campinas.



A Bazar Campinas era uma loja de variedades que comercializava brinquedos, alumínios, louças, vidros e armarinhos. Curiosamente, a especialidade da loja era artigos de dois mil réis.


Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) houve uma crise de alumínio no Estado de São Paulo, pois as chapas eram importadas. Somente na Bazar Campinas era possível encontrar a mercadoria. A notícia espalhou-se rapidamente e deu fama ao empreendimento. Os comentários da época, em vários pontos da cidade eram: "Alumínio? Só no Centro dos Alumínios!"


Este fato estimulou uma nova mudança de nome do empreendimento comercial fundado por Moysés Bittar. Conforme consta em juntas comerciais, no dia 22 de agosto de 1966 surgiu a loja Centro dos Alumínios Bittar.




A partir da década de 1970, a loja foi administrada pelos irmãos George e João Bittar.  


A Centro dos Alumínios Bittar, popularmente conhecida como Bittar Presentes Finos, no auge de suas atividades, ocupava um prédio de cinco andares, sendo depois destinados à área de vendas e três para o estoque. A área total da loja era de dois mil metros quadrados. Eram empregadas 80 pessoas que comercializavam dez mil utensílios em alumínio.




🎤 Silvana Vital:

"Os itens para o meu chá de cozinha foram comprados no Bittar, as conchas de feijão em alumínio gravadas bittar❤️"


🎤 Francisco Sérgio Fida:

"Fui muito quando era criança, com minha mãe e minha avó... Bittar era uma referência em panelas e utensílios domésticos!! 👴👍"


🎤 Olga Fonseca:

" Quanta comprei lá... Tenho panelas, frigideiras de lá, usáveis, material excelente, tudo, até o atendimento, saudade !!!"


🎤 Sibery Fraçoise:

"Eu lembro do comercial "Bittar presentes finos, a melhor loja de Campinas e região"


🎤 Nilva Maria de Souza Batista:

"Fizemos uma compra acho que pela última vez em 85 ou 86 eu e minha mãe compramos vasos enfeites para a casa e pratos infelizmente acabou."


Segundo consta, o registro de cadastro de CNPJ da Centro de alumínios Bittar foi desativado no dia 29 de maio de 2013.


Mas, por volta de 2002 e 2003 já não havia mais atividade comercial da loja.


Sua localização no centro de Campinas, era na Rua Treze de Maio, número 494, Convívio.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


Fontes:


🔍 http://www.museumusical.com/2016/04/campinas-de-ontem-comercio-do-centro.html?m=1


🔍 Edição do Correio Popular de 07/11/2011. Janete Trevisan. 


🔍 Página Campinas de Outrora


🔍 Jane Durlin 

https://www.facebook.com/jane.durlin?mibextid=ZbWKwL


🔍 http://cnpj.info/Bittar-Cia-Limitada-Centro-dos-Aluminios


🔍 Comentários do Facebook:


Silvana Vital

Francisco Sérgio Fida

Olga Fonseca

Sibery Françoise

Nilva Maria de Souza Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário