segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

🇮🇹 A FÁBRICA DA PIRELLI EM CAMPINAS

 


🏭 A Pirelli foi fundada em Milão, na Itália, em 1872 pelo engenheiro Giovanni Battista Pirelli.



📎Filho de Santino, padeiro, e de Riva Rosa, Giovanni Battista Pirelli era o oitavo de dez filhos, cinco dos quais morreram na infância.


Em 1866 e 1867 colaborou como voluntário Garibaldino durante as guerras de unificação na Itália. 


Graduou-se como o primeiro especialista industrial e depois em engenharia industrial, em 10 de setembro de 1870, na Politécnica da cidade, então Instituto Técnico.


Obteve uma bolsa como melhor aluno do curso, dedicou-se a viajar pela Europa para estudar o crescimento da recém-formada indústria continental. 


Em 1872, ao voltar para casa, submeteu a um grupo de ricos benfeitores um projeto industrial, baseado no desenvolvimento da borracha, que convenceu um grupo de bancos a subsidiar a criação da empresa "GB Pirelli & Co.", em embrião da futura Pirelli.


Faleceu em Milão no dia 20 de outubro de 1932, aos 83 anos 📎



⚙️ Em 1873, foi criada a primeira fábrica da Pirelli para produção de itens de borracha.


A Pirelli começou suas atividades fabricando apenas uma quantidade limitada de itens feitos de borracha importada da Índia em um espaço de 1.000 metros quadrados e com um time de 45 funcionários, entre os quais 40 operários e 5 funcionários destinados a funções administrativas. 


Entre os produtos fabricados nesse início estavam placas, mangueiras e correias de borracha. Alguns anos depois a Pirelli iniciou a fabricação dos mais diversos tipos de derivados da borracha para venda a diferentes mercados industriais, técnicos e científicos.


Em 1885, entrou em operação a linha de produção de elásticos para carruagens. 


Os pneus Pirelli, principal produto da marca e a maior razão pelo tremendo sucesso que esta obteve a nível mundial, só começaram a ser fabricados por volta de 1890, quando os primeiros pneus MILANO começaram a ser fabricados, voltados específicamente para rodas de bicicletas ä época.


Em 1894, a marca lançou o primeiro pneu para velocípedes.


Os pneus para automóveis começam a ser produzidos e oferecidos ao mercado a partir de 1901, com a criação do “ércole”, o primeiro pneu da Pirelli voltado para veículos automotores, e que surge como resultado de pesquisas e experimentações com modelos de pneus para carros e motos iniciadas pela empresa dois anos antes, em 1899.


Nos anos seguintes, a Pirelli inicia seu processo de internacionalização que culminaria com o sucesso mundial da marca em 1902 e a instalação da primeira fábrica fora da itália em Barcelona, na Espanha.


Siga a página CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷❤️ no Facebook:

👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


🇧🇷 A Pirelli iniciou suas atividades no Brasil em 1929, com a aquisição da sua primeira fábrica na cidade de Santo André, no estado de São Paulo. 


O grupo Pirelli acreditou no futuro do País, em uma época de crise global devido à quebra da Bolsa de valores de Nova Iorque, e adquiriu a Conac, uma pequena fábrica de condutores elétricos no ABC Paulista.


A história da Pirelli em Campinas começou em 1970, quando o grupo comprou a fábrica da multinacional britânica Dunlop Tyres (Dunlop Brasil), que havia se instalado na década de 50 no local, na estrada que passou a se chamar John Boyd Dunlop, por conta da fábrica Dunlop Pneus. 



A chegada da fábrica atraiu milhares de famílias para a região, impulsionando o surgimento do bairro Jardim Florence e o loteamento Satélite Íris, que já existia mas tinha poucos moradores. Sua história se confunde com a história do Campo Grande, hoje Distrito.


Também alavancou o crescimento da região com o asfaltamento (até a Pirelli apenas) da precária estrada que dava acesso dos sitiantes e fazendeiros à cidade de Campinas. 


Após a construção da Bandeirantes a estrada do Campo Grande passou a ser a via de acesso à região, apagando gradualmente a estrada do Campo Redondo, que passava atrás do Satélite Íris e seguia em direção ao Friburgo/Indaiatuba.


Nos anos 70 a multinacional Italiana Pirelli expandiu seus negócios em solo brasileiro. 


Em 2019, sua a sede administrativa na América Latina foi transferida para Campinas.


A fábrica da Pirelli em Campinas é atualmente a maior fabricante de pneus do grupo Pirelli no mundo.


Uma conquista das milhares de pessoas do Campo Grande que trabalharam na Dunlop/Pirelli que, apesar da automatização, ainda oferece cerca de mil empregos na planta de Campinas. 


A fábrica da Pirelli fica na Av. John Boyd Dunlop, 6800, na cidade Satélite Íris.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️ 


Fonte:


🔍 https://habicamp.com.br/investimentos-na-regiao-pirelli-com-fabrica-em-campinas-investira-e-250-milhoes-na-america-latina/


🔍 https://www.automaistv.com.br/hyundai-veloster-n-pode-ganhar-novo-motor-2-5-turbo/fabrica-pirelli-campinas/


🔍 https://exame.com/negocios/conheca-os-bastidores-da-fabricacao-dos-pneus-pirelli/amp/


🔍 https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Battista_Pirelli


🔍 https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pirelli


🔍 Página John Boyd Dunlop


🔍https://www-blog-acheipneus-com-br.cdn.ampproject.org/v/s/www.blog.acheipneus.com.br/amp/pneus-pirelli?amp_gsa=1&amp_js_v=a9&usqp=mq331AQIUAKwASCAAgM%3D#amp_tf=De%20%251%24s&aoh=16943053885838&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.blog.acheipneus.com.br%2Fpost%2Fpneus-pirelli


🔍https://www.gilsonpneus.com.br/pirelli-a-historia-de-uma-das-maiores-marcas-no-mercado-automotivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário