segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

📽️🍿 EM CARTAZ - Cine Ouro Verde

 

O Cine Ouro Verde foi inaugurado no dia 15 de junho de 1955, e o filme de estreia do cinema foi " A fonte dos desejos", uma produção de 1954, que tinha no elenco Clifton Webbe e Dorothy McGuire. 




A renda da sessão inaugural foi convertida em benefícios para o Berçário da Maternidade de Campinas.


Siga a página CAMPINAS, MEU AMOR 🇧🇷❤️ no Facebook:

👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=100088077956069&mibextid=ZbWKwL


Os proprietários do Cino Ouro Verde eram J.B Cinematográfica S.A e Cinematográfica Campinas S.A


Era um cinema gigantesco. Sua entrada na Rua Conceição ia até a Rua César Bierrenbach. Havia colunas imponentes da entrada e mezanino. As poltronas eram confortáveis, o som puro. A sala de espera era decorada com ornamentações e desenhos alusivos ao "ouro verde", como é conhecido o café. A decoração com este símbolo representava a posição de Campinas como grande produtora do bem agrícola. 

 


A tradição musical da cidade também era homenageada na sala de espetáculos do cinema. Na decoração as liras, instrumento musical de cordas, evocava a figura de Carlos Gomes.


A capacidade do cinema era de 1880 lugares. A  média era de 1902 sessões por ano.


Após sua inauguração, iniciou-se o Festival CinemaScope, que durou uma semana, exibindo filmes diferentes diariamente. O Cine Ouro Verde foi o primeiro cinema no Brasil construído com características especiais para receber as projeções do CinemaScope, VistaVision e Perspecta.



Neste cinema foram exibidos alguns filmes clássicos, como: Tubarão, Terremoto, El Cid, Romeu e Julieta, Horizonte Perdido, O Exorcista, Império dos Sentidos, 20 mil léguas submarinas, Psicose, 


O Ouro Verde marcou a era dos cinemas do luxo nos anos 50. Nesta época, as damas entravam vestindo casaco de pele, e os cavalheiros usavam gravatas. 



Nos anos 60 e 70, a juventude ocupou a sala de cinema. Nas tardes de domingo, um dos principais programas da cidade era ir ao Cine Ouro Verde. Era a época da minissaia, das matinês, dos cigarros e paqueras na sala de espera do cinema.



Ainda na década de 60, mais precisamente em 1964, o Cine Ouro Verde recebeu Chico Buarque de Holanda, que recebeu seu primeiro cachê como artista, ao se apresentar no espetáculo O Momento é Bossa.


Nos anos 80, o Cine Ouro Verde perdia seu aspectos luxuoso de antes. Os grandes filmes foram ficando cada vez mais raros, assim como os lançamentos, e foi ganhando espaço a exibição de filmes pornográficos.



O Cine Ouro Verde foi fechado em 1986. Ele ficava na Rua Conceição, número 259, no centro de Campinas. Sua demolição ocorreu em meados dos anos 90 para a construção de um gigantesco prédio, cujo Centro de Conveniência seria inicialmente denominado Shopping Ouro Verde, e posteriormente Shopping Jaraguá Conceição.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 🇧🇷❤️


Fonte: 


🔍 http://www.cinemasdesp2.com.br/2015/05/ouro-verde-campinas-sp.html?m=1


🔍https://youtu.be/gTNiyIwSW40


🔍 J.G Guarnieri, acervo CMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário