domingo, 2 de novembro de 2014

GUARANI, O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1978 - Parte 4






O time do Guarani descobriu logo que não teria facilidade na terceira fase do campeonato brasileiro, quando ficou sabendo que enfrentaria o Internacional de Porte alegre, na estreia. O adversário tinha excelentes jogadores como Valdomiro, Caçapava, Batista e Paulo Roberto Falcão. O lateral da equipe era Vanderlei Luxemburgo. Um jornal de Porto Alegre estampou em sua primeira página que Capitão, Careca e Bozó era um ataque de circo e que o bugre era um time caipira. A resposta do Guarani aconteceu em campo, em pleno Beira-Rio com uma vitória incontestável por 3x0. Os gols foram marcados por Renato, Bozó e Zenon. Neste jogo, o meia Manguinha entrou no lugar de Capitão e Macedo substituiu Bozó no decorrer da partida. Também neste jogo, a zaga que atuou seria aquela que se estabeleceria como a titular da equipe, sendo composta pelos jogadores Edson e Gomes.





Nascido Goiana, em 29 de julho de 1952, Edson Alves de Oliveira, o zagueiro Edson chegou ao Guarani após atuar pelo São Bento de Sorocaba e jogou pelo bugre de 1976 a 1982. Jogou também no Santa Cruz e em equipes de menor expressão. Mora no interior de Goiás, na cidade de Cores, onde dirigiu vários times daquele estado.









ZAGUEIRO EDSON ATUALMENTE


Jogando no estádio do Serra Dourada, em Goiás, o Guarani empatou com o time do Goiás em sua segunda partida pela terceira fase do Brasileiro. Em um jogo em que o centroavante Careca marcou o gol de empate, seu nono na competição, tanto ele quanto o zagueiro Gomes levou cartão amarelo. Cuca e Gersinho apareceram na equipe titular, e Manguinha e Macedo entraram no decorrer do jogo, mas as alterações não modificaram o placar, que ficou favorável aos bugrinos
.



No terceiro jogo daquela fase, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani recebeu a equipe do Santos, contando com o retorno do ponta direita Capitão. Apesar do sofrer um gol santista, o time bugrino conseguiu marcar dois gols, Zenon (cobrando falta) e Mauro, e venceu a partida. Neste jogo, Careca mais uma vez tomou cartão amarelo e Macedo entrou novamente no decorrer da partida



Mauro de Campos Júnior, o lateral direito Mauro, também conhecido como Mauro Cabeção, nasceu em Nova Odessa-SP, em 23 de abril de 1955. Jogou no Guarani de 1975 a 1980. Foi revelado pelo bugre e logo cedo teve oportunidade de jogar na Seleção Brasileira Olímpica. No brasileiro de 1978, destacou-se muito na defesa bugrina e no ano seguinte, jogou na equipe principal da seleção brasileira. Jogou em outros grandes clubes como Cruzeiro, Santos, Grêmio e Portuguesa. Encerrou sua carreira no Ituano em razão de problemas no joelho. Foi técnico das equipes de base do Guarani. Morreu de assassinato no dia 06 de agosto de 2004.


 
  






Em seu quarto jogo no Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani enfrentou o Botafogo da Paraíba e venceu pelo placar mínimo de 1x0, após Careca marcar seu décimo gol no campeonato. A volta do lateral-esquerdo Miranda foi o destaque desta partida e a entrada do atacante Macedo no lugar de Bozó no decorrer do jogo, representou aquela que foi uma constância na campanha bugrina.





ZÉ CARLOS, RENATO E ZENON


Ainda no Brinco de Ouro, o Guarani realizou seu quinto jogo na terceira fase do campeonato brasileiro contra o Goytacaz do Rio de Janeiro e venceu facilmente com dois gols de Zenon (um de falta e outro de pênalti) e um do zagueiro Gomes. Este jogo marcou a volta do atacante Adriano à equipe, após contusão. Ele entrou no decorrer da partida substituindo Careca.




Edson Gomes Bonifácio, o zagueiro Gomes nasceu em Vitória-ES, no dia 09 de setembro de 1955. Chegou ao Guarani com o nome de “Nega”, vindo do Saad de São Caetano do Sul. No ano seguinte, foi convocado pela a seleção brasileira. Jogou em equipes como o Criciúma, Corinthians, Sport-PE e Santa Cruz, dentre outras. Foi auxiliar-técnico e supervisor do bugre e ainda mora em Campinas, sendo representante comercial.













ZAGUEIRO GOMES ATUALMENTE





O penúltimo jogo do Guarani na terceira fase do brasileiro de 1978 também foi no Brinco de Ouro da Princesa contra a equipe do Botafogo de Ribeirão Preto, do meia Sócrates. Foi um jogo em que o Guarani venceu com um gol solitário de Zenon, o oitavo do meia armador na competição. Careca não jogou neste jogo. Quem entrou em seu lugar foi Adriano, que no decorrer da partida foi substituído por João Carlos. Esta vitória garantiu a classificação do bugre por antecipação às quartas de final do brasileiro de 78.





 

Natural da cidade de Agudos-SP, João Carlos Travian, o volante João Carlos nasceu no dia 26 de outubro de 1959. Revelado pelo Matsubara-PR, que na época era m clube que revelava jogadores para vender, ele foi contratado ainda como juvenil. Atuou em poucas partidas pelo bugre naquele campeonato de 1978 e não se firmou na equipe. Acabou indo para o Noroeste de Bauru e depois jogou em equipes menores. Hoje mora na região de Bauru e é comerciante.


 

O último jogo do Guarani naquela fase foi contra o Londrina, no estádio do Café, e a quinta vitória seguida foi obtida com um gol de Miranda. Neste jogo, o Guarani entrou em Campo com vários reservas como Silveira, Adriano, João Carlos, Macedo e Claudinho. O empate do Londrina só não ocorreu porque o atacante Nenê chutou um pênalti no travessão.


 

Cláudio J. A. de Oliveira, o meia Claudinho, nasceu em Guaratinguetá, no dia 10 de dezembro de 1960. Foi mais uma revelação das categorias de base do bugre.

*Não foram obtidas mais informações sobre o jogador.


Antônio Tadeu Bergamo, o lateral Tadeu nasceu em Salto, no dia 08 de outubro de 1958. Foi revelado pelo Guarani.

*Não foram obtidas mais informações sobre o jogador.




A SUPERZAGA BUGRINA


O Guarani encerrou sua participação no terceira fase do brasileiro de 1978 em primeiro lugar no grupo A com 15 pontos, a frente de Internacional de Porto Alegre e do Botafogo de Ribeirão Preto. Classificado para as quartas de final, seu adversário foi o Sport de Recife.




Fontes:



http://www.arquivocoral.com.br/2012/06/edson-1983.html

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/gomes-1396

http://www.garraguarani.com.br/site/ao-mestre-com-carinho/

http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1978/07/23/londrina-0-x-1-guarani


 

Um comentário:

  1. Cláudio J. A. de Oliveira, o meia Claudinho é meu tio, hoje ele mora na cidade de Guaratinguetá-SP. Caso queiram informações me mandem e-mail para ricardo.a.de.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir