sábado, 2 de abril de 2016

AVENIDA OROSIMBO MAIA: Quem foi Orosimbo Maia?






Orosimbo Maia nasceu em Campinas, no dia 13 de dezembro de 1861. Filho de José Francisco dos Santos Maia e da dona Antônia Christina Pinto de Camargo, casou-se com Maria Maurício Maia com a qual teve oito filhos, entre eles, Octávia Maia de Freitas Guimarães, que ocupou por mais de 20 anos o cargo de Bibliotecária no famoso Colégio Culto à Ciência.


Foi um homem avançado em seu tempo, e segundo consta, foi o primeiro a instalar luz elétrica em sua residência situada no cruzamento da Rua General Osório com a Rua Luzitâna.
 








Foi proprietário de muitas fazendas entre Vinhedo e Campinas, mas viu-se despojado delas em consequência da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929.





Membro do Partido Republicano Paulista, Orosimbo Maia foi eleito para assumir a prefeitura de Campinas em 1908. Exerceu o cargo de prefeito por três mandatos, totalizando quase vinte anos de atuação.
Como prefeito foi um grande incentivador do plano de urbanismo e demonstrou grande preocupação em controlar o crescimento da cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar sua modernização.  Para isso, tomou uma série de medidas, especialmente em seu segundo mandato que foi de 1926 a 1930.







Foi destituído do cargo após o movimento revolucionário de 1932, e substituído por algumas horas pelo tenente-coronel Elias Coelho Cintra, no dia primeiro de outubro de 1932. Nesse mesmo dia, Alberto Cerqueira Lima assumiu o poder.

O Mercado Municipal, também conhecido como Mercadão, foi uma das principais obras realizadas por Orosimbo Maia, inaugurado no dia 12 de abril de 1908.








Fundou o Colégio Progresso em 8 de outubro de 1900, tradicional no território campineiro, que funcionou inicialmente na Chácara Guanabara, e em 1917, estabeleceu-se na Avenida Júlio de Mesquita. Orosimbo fundou o colégio como presente de aniversário à filha Odila, para que esta pudesse estudar em uma cidade que não tinha escola só para meninas naquela época.           






Orosimbo Maia faleceu no dia 19 de abril de 1939, na cidade de Campinas. Seu túmulo encontra-se no Cemitério da Saudade.






 
 
A Avenida Orosimbo Maia possui aproximadamente 2850 metros de extensão e é uma das maiores da cidade. Esta avenida tem como limite à oeste, a Avenida Senador Saraiva; e à leste, a Avenida José de Sousa Campos.




 
Ela é divida pelo Córrego Serafim, hoje conhecido como Córrego Orosimbo. São encontrados nesta Avenida importantes construções de Campinas como a Maternidade de Campinas e a Escola Técnica Estadual Bento Quirino, o Bentão. A Avenida Orosimbo Maia já foi endereço da importante companhia de laticínios do estado de São Paulo, Companhia Leco de Produtos Alimentícios, sendo extinta em 1982.

 
 
 
 

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário