sábado, 30 de abril de 2016

PRAÇA JOSÉ DISCOLA



A Praça José Discola está localizada na Vila Industrial, exatamente na Rua Salles Oliveira. Não é uma praça de grandes extensões, muito movimento, mas é um espaço de lazer e descanso para os moradores do antigo bairro.





O nome da praça homenageia José Discola, um morador da Vila industrial na época em que ocorriam atividades do Matadouro Municipal. José Discola recolhia os miúdos de boi, que eram descartados pelo Matadouro e limpava-os para vender à população operária. Esta limpeza era feita em sua própria casa. Em seguida, o produto era arrumado em uma caixa e levado em sua charrete pelas ruas da Vila Industrial. José Discola tocava uma corneta para avisar que estava chegando e assim, distribuía seu produto aos fregueses. Estes podiam escolher seu tipo de miúdo preferido e a quantidade.

 Com a lucratividade do empreendimento, outras pessoas passaram a praticá-la o que tornou a Vila industrial conhecida como o “Bairro dos Bucheiros”.

José de Discola não gastava nada para comprar o material de seu negócio, pois era obtido facilmente no Matadouro. O morador ganhou muito dinheiro com essa atividade e investiu parte da quantia em imóveis. Assim, José Discola tornou-se proprietário de quase todo o quarteirão onde se situa hoje a praça que leva seu nome.



Após a desativação do Matadouro, Discola doou parte do terreno à Prefeitura Municipal. Em 1958, a praça começou a ser construída e foi urbanizada na década de 60.

Na década de 80, muitas famílias se reuniam nessa praça. Muitas crianças usavam o local para diversão, principalmente na área recreativa.

Em 2007, a praça foi revitalizada e reinaugurada. Foram implantados equipamentos de acessibilidade, como rampas e piso podotátil. Foi por iniciativa da EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – a adaptação da praça.
Em 2014, concluiu-se a reurbanização da Praça José Discola.











Fonte:



ALEXANDRE CAMPANHOLA



2 comentários:

  1. Obrigado.. não sabia da história de meu bisavô com a história de Campinas..
    Wilson Discola jr

    ResponderExcluir
  2. Agradeço tbm primo Wilson.. tbm não sabia da história Dele.. adorei saber..
    Patty Discola

    ResponderExcluir