domingo, 10 de abril de 2016

O BUSTO DE ÁLVARO RIBEIRO





Álvaro Ribeiro nasceu em Campinas, no dia 17 de fevereiro de 1876. Era filho de Antônio Joaquim Ribeiro e Maria Augusta. Grande vulto popular, de prestígio e coragem, seu nome tornou-se um patrimônio de Campinas. Foi um grande defensor dos interesses públicos e célebre empreendedor de nossa cidade.

Atuou no meio político como vereador. Esteve presente por sete legislaturas consecutivas, desde 1906. Teve atuação admirável em ações de combate às epidemias de gripe que se estabeleceram em Campinas, no início do século XX.

 
 
 
 
 
Em 1921, realizou seu ideal de fundar um colégio que visava à preparação de candidatos à matricula nas escolas superiores da República, o Colégio Ateneu Paulista. Também participou da fundação e direção do Colégio Cesário Mota.
 
 
 
Aliou-se ao Doutor Mascarenhas em uma campanha notável e grandiosa para a construção de um hospital exclusivamente para crianças pobres. Foi assim que, em 1922, o jornalista Álvaro Ribeiro realizou seu sonho e viu nascer o Hospital Álvaro Ribeiro, do qual participou também da sua direção. Durante muito tempo, este hospital situou-se na Rua São Carlos, na Vila Industrial, colabororando para os cuidados da saúde infantil.
 
 
 
O jornalista Álvaro Ribeiro ficou três anos exilado em Portugal, por causa do fracasso da Revolução de 1924. Neste período, ele escreveu o livro “Falsa Democracia”, que denunciava o clientelismo político no Brasil.

Na imprensa campineira, sua atuação também foi muito expressiva. Auxiliou na criação dos jornais “Cidade de Campinas” e “Commércio de Campinas”.
No dia 20 de janeiro de 1912, fundou o jornal “Diário do Povo”.

No dia 4 de setembro de 1927, fez circular em Campinas seu grande sonho, o jornal “O Correio Popular”.






Álvaro Ribeiro faleceu em Campinas, no dia 13 de agosto de 1929, aos 53 anos de idade.





O busto de Álvaro Ribeiro está situado no Largo do Pará, em Campinas. Uma rua no bairro Ponte Preta também é nomeada pelo célebre campineiro, homenageando-o por sua importante participação na história desta cidade.





Fontes:



ALEXANDRE CAMPANHOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário