sábado, 3 de setembro de 2016

PREFEITOS DE CAMPINAS: Miguel Vicente Cury






Miguel Vicente Cury nasceu em Campinas, no dia 01 de janeiro de 1898. Filho de Vicente Cury e Júlia Cury passou seus primeiros anos de vida em Martim Francisco, nos arredores de Mogi Mirim. Sua família transferiu-se em seguida para Araras, onde Miguel Vicente Cury iniciou seus estudos primários.


 
 
Estudou Humanidades por cinco anos na Europa. Quando retornou a Araras, tornou-se comerciário. Após formar-se em Contabilidade, mudou-se para Mogi Mirim, onde criou em 1919, juntamente com seu pai, uma oficina de reformas de chapéus.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em 1920, regressou a Campinas e fundou, também com seu pai, a Fábrica de Chapéus Cury, que foi durante muito tempo a maior fabricante de chapéus do Brasil.

 
 
 

 
Em janeiro de 1948, assumiu o cargo de prefeito de Campinas. Encontrou as finanças do município em estado crítico, tendo chegado a realizar operações financeiras em endosso pessoal para manter ativos os serviços públicos. Ele introduziu grandes reformas nos serviços de interesses públicos e pôde desenvolver um intenso plano de atividades em favor de sua terra natal, sempre preocupado com os problemas dos bairros. O saneamento das finanças foi possível mediante a criação de um novo Código Tributário que propiciou um aumento de arrecadação.
 
 
 
 
 
 
O prefeito Miguel Vicente Cury implementou melhorias importantes na infraestrutura da cidade, com a ampliação da rede de esgotos, a pavimentação de diversas vias e a implantação de conjuntos habitacionais para a baixa renda (em conjunto com o IAPI e a caixa dos ferroviários). Promoveu significativas transformações urbanísticas, como o prolongamento da Avenida Andrade Neves até o Jardim Chapadão, o alargamento de vias centrais e a construção do viaduto sobre os trilhos da FEPASA, que posteriormente foi denominado Viaduto Miguel Vicente Cury.


 
 
 

Ainda em seu primeiro mandato, prestou suporte à construção o Aeroporto de Viracopos, realizada pelo governo estadual.
 
Seu mandato encerrou-se em maio de 1951, sendo sucedido pelo prefeito Arlindo Joaquim de Lemos Júnior.





Miguel Vicente Cury assumiu a prefeitura de Campinas pela segunda vez em janeiro de 1960.
 
Em seu segundo mandato como prefeito, ele efetuou a nova ampliação da estrutura de tratamento de água, duplicando sua capacidade, e introduziu a fluretação da água distribuída na cidade.
 
Instalou parques desportivos, como o Parque de Esportes do São Bernardo e o Conjunto Esportivo do Parque Portugal.
 
Colaborou com a administração estadual oferecendo terrenos necessários para a construção de 20 grupos escolares na cidade e distritos, participando da construção de alguns deles, que foram entregues em tempo recorde.
 
Seu segundo mandato encerrou-se em dezembro de 1963 e ele foi sucedido pelo prefeito Ruy Hellmeister Novaes.

 

 


 
 
Miguel Vicente Cury foi casado com Maria Batrum Cury. Foi pai de uma filha, Maria Júlia Cury Azem, e um filho, Aderbal Cury.

Foi considerado um administrador que objetivava o bem coletivo, sem personalismos, sem facções políticas, com raro tino administrativo e com probidade exemplar. Um homem simples e bom, avesso a qualquer ostentação e vaidade, além de apurada formação democrática. Honesto no trato das coisas públicas, jamais o seu nome viu-se envolvido em questões menos dignas.





Além do viaduto no centro de cidade, uma escola na Vila Padre Anchieta recebeu o nome do prefeito, assim como uma vila de casas populares da COHAB.

 
 
 

 
 
Miguel Vicente Cury faleceu no dia 24 de maio 1973, aos 74 anos. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade.

 

 
 
 
 

 
 
 

Fontes:

 





 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

4 comentários:

  1. Que otima pesquisa! Parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar estes conhecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Angela! Sou grato pela visita à minha página. Ela existe para esta finalidade, poder apresentar aos amigos um pouco deste maravilhoso passado e deste presente que constitui a história campineira.

      Excluir
  2. Nossa gostei da história,e que caráter tinha o então prefeito Miguel Vicente Cury raro ou inexistente hoje em dia na política

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria.
    Conheci pessoalmente o sr. Miguel Vicente Cury. Eu era criança. Ele era uma pessoa muito simples e amável. Trabalhei um tempo tb no escritório da fábrica. Sinto muita saudade. Pena que hoje está tudo abandonado.

    ResponderExcluir