sábado, 24 de setembro de 2016

RUA MAJOR SÓLON - Quem foi o Major Sólon?


 

Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro nasceu em Porto Alegre, no dia 28 de dezembro de 1840. Era filho de Vitorino José Ribeiro e Ana Emília de Sampaio. Ainda menino mudou-se para a cidade de Estrela.
Frequentou a Escola Militar, no Rio de Janeiro. Participou como tenente na Guerra do Paraguai, nos combates Avaí, Campo Grande, Peribebuí, Tuiú-Cué, Itororó e Lomas Valentinas.

Foi condecorado pela bravura com que lutou na guerra. Também foi militante na Campanha pela Abolição da Escravatura e pertenceu ao Movimento Republicano.





Teve um papel muito importante durante o processo que culminou na Proclamação da República. Na Véspera da proclamação, o Major Sólon espalhou um boato na famosa Rua do Ouvidor, na cidade do Rio de Janeiro, de que o Marechal Deodoro da Fonseca e o Tenente-Coronel Benjamin Constant tinham sido presos pela polícia imperial liderada pelo Visconde de Ouro Preto, então Presidente do Conselho dos Ministros do Império, chefe do último gabinete da monarquia. Tal boato acirrou o ânimo dos militares contra o império e isto precipitou os acontecimentos.




Foi ele quem deu, em nome do governo provisório, a notícia a Dom Pedro II da implantação do regime republicano e deportação imediata da família real para a Europa em 24 horas.



Em 1892, o Major Sólon foi eleito Deputado Federal pelo Estado do Mato Grosso e no mesmo ano, foi promovido general, sendo transferido para Salvador, onde participou do levante de Antônio Conselheiro em Canudos.  Foi promovido general-de-divisão em 1899 e depois tornou-se inspetor do Arsenal de Guerra de Belém do Pará.

Teve como genro o grande escritor Euclides da Cunha, que foi esposo de Ana Emília Ribeiro.

O Major Sólon faleceu no dia 10 de janeiro de 1900, na cidade de Belém do Pará.





A Rua Major Sólon recebeu este nome no dia 25 de novembro de 1889 por indicação dos vereadores Dr. Salvador Leite de Camargo Penteado e Antônio Álvaro de Souza Camargo e foi homologada no plenário com a justificativa dos “seus grandes e importantes serviços prestados à causa pátria.






Anteriormente, ela teve outros nomes como Rua de Mogi, porque conduzia os moradores à Vila de Mogi Mirim. Também recebeu o nome de Rua do Rio, pois havia um riacho oriundo do córrego Tanquinho em suas proximidades, e os trabalhadores que queriam chegar ao Largo Santa Cruz, que fica na atual Major Sólon, precisavam atravessar este riacho. Outro nome que esta rua teve foi Rua da Ponte do Rio, porque em meados do século XIX, foi construída uma ponte sobre o Riacho do Tanquinho. A ponte ficou conhecida como Ponte de Santa Cruz. Uma suposta visita do imperador Dom Pedro II, em 1846, fez com que, em 1848, a Câmara dos vereadores resolvesse batizar a rua como Rua do Imperador, mas após um mês, foi confirmado que o imperador nunca passara por lá, e o nome da Rua voltou a ser Rua da Ponte.
 
 
 
Um detalhe particular da Rua Major Sólon é que no passado existiu, na esquina com a Avenida Anchieta, onde há um posto de gasolina atualmente, uma bica denominada Bica do Juca Aleijado. Sua água, naquela época, era muito utilizada para o abastecimento diário das moradias da vila. Hoje, esta água passa sob o asfalto e de forma canalizada.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Rua Major Sólon tem seu início na Rua Dona Libânia e prolonga-se até a Avenida Orosimbo Maia.
 
 
 
Nesta rua situam-se muitos estabelecimentos comerciais, prédios residenciais e casas.Também está presente na Major Sólon  a Praça Quinze de novembro, conhecida como Largo Santa Cruz e a Praça Heróis de Laguna.

 
 
 

Fontes:

http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/major_solon.html

http://www.oswaldobuzzo.com.br/Home/ruas-de-campinas-sp/rua-major-solon

https://www.geni.com/people/Frederico-S%C3%B3lon-Sampaio-Ribeiro/6000000001576369027

http://cerimonialmsr.blogspot.com.br/2011/11/proclamacao-da-republica.html

http://www.centrodememoria.unicamp.br/sarao/revista19/serie/PDF/se_ruas_texto_01.pdf

 

 ALEXANDRE CAMPANHOLA

2 comentários:

  1. Esse aí foi mais um dos traidores da patria obrigado por jogar nosso país na lama pagando com ingratidão a D.Pedro II e a implantação dessa forma de governo corrupta que afundou nosso país, nomes como o dele de Benjamin constant e outros do golpe deveriam ser retirados de todas as ruas de todas cidades no Brasil!

    ResponderExcluir