sábado, 5 de novembro de 2016

ANOS DOURADOS - Parte 3: Restaurante Armorial e Cine Windsor


Restaurante Armorial
 
O Restaurante Armorial foi inaugurado no dia 09 de dezembro de 1953, pelo Dr. Lucien Genevois, casado com Margarida Bulhões Pedreira, e por Ângelo Ricardo Lepreri, casado com a Sra. Solange Lepreri, franceses. O restaurante situava-se na Rua General Osório, 1250, ao lado do edifício Tonico Ribeiro.




O Restaurante Armorial foi o primeiro a proporcionar música ao vivo na cidade. Por muito tempo tocou neste local Arnaldo e seu conjunto. O estabelecimento apresentava um ambiente confortável e muito fino, com jantares dançantes. Os clientes jantavam ao som do piano. As mesas eram decoradas com toalhas de linho, havia talhares prateados e porcelanas. Os garçons tinham uma conduta refinada, serviam a nata da sociedade.

Circulavam pelo restaurante artistas, empresários, políticos importantes, como o presidente Juscelino Kubistcheck, e outros profissionais reconhecidos.





No restaurante era servido faisão e lagosta, por exemplo, para atender ao gosto refinado das celebridades e pessoas elitizadas que lá compareciam. Os carros estacionavam na portaria, pois era uma época em que não havia o temor dos dias atuais.


No restaurante aconteciam bailes de carnaval  e concorridas noitadas do “Tête”, nas quais os convidados compareciam com algum enfeite na cabeça. O Baile da Cabeça, como ficou conhecido, foi realizado em 21 de fevereiro de 1957 a fim de arrecadar recursos para a instalação de uma escola da Aliança Francesa.




No dia 23 de agosto de 1960, ocorreu um incêndio no restaurante durante a noite. Alguns funcionários ficaram feridos.
Em dezembro de 1977, o Restaurante Armorial encerrou suas atividades.

Cine Windsor


O Cine Windsor foi construído na década de 1960. Ele situava-se na Rua General Osório, tinha à sua frente o Palácio da Justiça e bem próximo, o tradicional restaurante Rosário. Era propriedade da Irmandade de Misericórdia de Campinas. Foi uma sala de cinema imponente, possuía um saguão em mármore e carpetes vermelhos. Inicialmente, possuía 800 lugares, mas chegou a ter cerca de 1800 poltronas. Era frequentado pela elite da sociedade campineira.  Foi o último cinema a ser construído no centro de Campinas e também o último a ser descaracterizado.
Era neste cinema que acontecia os grandes lançamentos cinematográficos da época. Era um cinema muito concorrido onde as pessoas iam para assistirem aos filmes e serem vistas.  
Era uma época em que as crianças iam à Matinê e depois podiam brincar no Largo do Rosário.
A partir de 1978, o Cine Windsor esteve sob a administração da Rede Hawai.
No início da década de 1990, grandes sucessos como “Esqueceram de mim I” e “Robocop” atraíram o público. No lançamento do filme, o personagem Robocop esteve presente no local. Quando foi apresentado o filme “Esqueceram de mim I”, a escola em que eu estudava, Dr. João alves dos Santos, promoveu visitas de salas de aula ao cinema. Foi a primeira sala de cinema em que estive presente.
Em seu período de decadência, o cinema passou a exibir filmes pornográficos e tornou-se ponto de prostituição, venda e consumo de drogas.
Em 2006, o prédio foi lacrado pela Prefeitura e fechado por tapumes. Isto para impedir a entrada de moradores de rua.
Atualmente, há uma igreja evangélica no local onde existia o Cine Windsor.





Fontes:
ALEXANDRE CAMPANHOLA

Um comentário:

  1. Meu avô, Alcides, trabalhou muitos anos no Armorial. Ele aparece em uma das fotos acima.

    ResponderExcluir