sábado, 4 de fevereiro de 2017

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A fábrica da Leco




A Leco foi um dos negócios fundados pela família de origem suíça do empresário Jorge Paulo Lemann, no Brasil. Especializada na fabricação de laticínios, seu nome era uma abreviatura de Lemann & Company.



 
Em 1945, a Leco iniciou suas atividades com o nome de Laticínios Campinas. A fábrica instalou-se na Avenida Orosimbo Maia, número 1339, na região central de Campinas. Três anos depois, adotou a designação Companhia Leco de Produtos Alimentícios.




Em uma época em que o leite era entregue à domicílio através de carroças e vinha em garrafa de vidro com tampa de alumínio, a Leco construiu uma história de sucesso e inovação, a partir da cidade campineira.





Na década de 1950, a empresa lançou o leite tipo B. Até 1954, a distribuição do produto era restrita às cidades de Campinas e São Paulo.


 
Além do tradicional leite de saquinho, a Leco também produzia doce de leite em pote, queijo tipo Minas, dentre outros produtos de grande qualidade.
A Leco foi pioneira da embalagem em caixinha, criada pela Tetra Pak.
 
 
 
A empresa foi muito bem sucedida em sua atuação no segmento de laticínios durante muitos anos, tanto que se tornou a segunda entre as companhias de laticínios de São Paulo.


 

Em 1982, ela foi adquirida por outra tradicional empresa do ramo, a Vigor. Ainda neste ano, a fábrica da Leco em Campinas foi transformada em um supermercado.

 


Fontes:




Meus agradecimentos aos amigos Wagner Paulo dos Santos e Jane Durlin pela contribuição com imagens à publicação.

 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

2 comentários:

  1. Me lembro sempre de ver os GMCs americanos com as carretas descendo a Av. Júlio de Mesquita...

    ResponderExcluir
  2. A Vigor continuou operando a usina Leco Campinas até 1995 quando o prédio foi devolvido para a familia Moreira Sales.

    ResponderExcluir