sábado, 4 de fevereiro de 2017

CURIOSIDADES DE CAMPINAS: A fábrica da Leco




A Leco foi um dos negócios fundados pela família de origem suíça do empresário Jorge Paulo Lemann, no Brasil. Especializada na fabricação de laticínios, seu nome era uma abreviatura de Lemann & Company.



 
Em 1945, a Leco iniciou suas atividades com o nome de Laticínios Campinas. A fábrica instalou-se na Avenida Orosimbo Maia, número 1339, na região central de Campinas. Três anos depois, adotou a designação Companhia Leco de Produtos Alimentícios.




Em uma época em que o leite era entregue à domicílio através de carroças e vinha em garrafa de vidro com tampa de alumínio, a Leco construiu uma história de sucesso e inovação, a partir da cidade campineira.





Na década de 1950, a empresa lançou o leite tipo B. Até 1954, a distribuição do produto era restrita às cidades de Campinas e São Paulo.


 
Além do tradicional leite de saquinho, a Leco também produzia doce de leite em pote, queijo tipo Minas, dentre outros produtos de grande qualidade.
A Leco foi pioneira da embalagem em caixinha, criada pela Tetra Pak.
 
 
 
A empresa foi muito bem sucedida em sua atuação no segmento de laticínios durante muitos anos, tanto que se tornou a segunda entre as companhias de laticínios de São Paulo.


 

Em 1982, ela foi adquirida por outra tradicional empresa do ramo, a Vigor. Ainda neste ano, a fábrica da Leco em Campinas foi transformada em um supermercado.

 


Fontes:




Meus agradecimentos aos amigos Wagner Paulo dos Santos e Jane Durlin pela contribuição com imagens à publicação.

 
ALEXANDRE CAMPANHOLA

15 comentários:

  1. Me lembro sempre de ver os GMCs americanos com as carretas descendo a Av. Júlio de Mesquita...

    ResponderExcluir
  2. A Vigor continuou operando a usina Leco Campinas até 1995 quando o prédio foi devolvido para a familia Moreira Sales.

    ResponderExcluir
  3. Estou em uma padaria em Santos, e tem uma propaganda da Leco informando que as operações da Leco iniciou em 1934. Me chama a atenção pois sou campinense. E fui pesquisar a história dessa empraemde minha cidade Natal. Peço verificar.

    ResponderExcluir
  4. Fui vizinho,de parede, deles por um bom tempo. Me lembro de visitar sempre a fábrica e comprar seu doce de leite maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O prédio virou supermercado na década de 90... Se não me engano era Batajão, e hj Paulistão

    ResponderExcluir
  8. Moro a 30 anos em Campinas, amo essa cidade, e agora, ainda mais, conhecendo essas particularidades de sua "vida". Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Me lembro que quando criança eu visitei a fabrica de Campinas.

    ResponderExcluir
  10. Saudades quando era pequena fui com a escola e outras crianças visitar a fábrica foi muito legal boas recordações eu tinha uns 9 anos hoje tenho 42 anos obrigada. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Boa noite procuro uma Kombi ou um caminhão da leco para comprar se alguém souber de alguma me informe por favor! Obrigado.

    ResponderExcluir