quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

COLÉGIO ATENEU PAULISTA

O Colégio Ateneu Paulista foi fundado pelo Dr. Álvaro Ribeiro, em setembro de 1921, e autorizado a funcionar no dia 01 de maio de 1922 por portaria da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo.



A instituição foi Instalada no prédio do Solar do Barão de Ibitinga, esquina da Rua Quatorze de Dezembro com a Rua Doutor Quirino. Era uma área de cerca de 45 mil metros quadrados, arborizada, com uma bela praça de esportes.

A construção era constituída de três edifícios com um total de 18 salas de aula, administração, biblioteca, gabinete dentário, salão de barbeiro, salão de conferências, refeitórios, auditório, dormitórios, enfermaria e instalações para os alunos internos.

Seus primeiros diretores foram os senhores Álvaro Ribeiro, Antônio J. Ribeiro Júnior, Jorge Nogueira Ferraz e Adhemar Fonseca Ribeiro. 



Em 1950, foi fundada no próprio colégio a Escola Normal Livre Ateneu Paulista. O colégio funcionava em regime de internato e externato.

Em 1970, o colégio passou para a tutela do Estado, retomando suas atividades com o nome de Colégio Estadual Aníbal de Freitas. 

Em 1976, o prédio onde existia o Colégio Ateneu Paulista foi demolido. 





Desde 1976, O antigo Colégio Estadual Aníbal de Freitas localiza-se na Rua 01 de Março, nº 38, no Jardim Guanabara, e seu atual nome é Escola Estadual Professor Aníbal de Freitas.



No dia 13 de agosto de 1929, Álvaro Ribeiro, fundador do colégio, sofreu um mal súbito nas dependências da instituiçao. Ele havia discutido com um aluno interno rebelde da cidade de Socorro, que junto a outros alunos faziam algazarra no refeitório. Álvaro Ribeiro só teve tempo de levar as mãos ao peito e lamentar com aqueles garotos: ‘Vocês estão me matando!’. Depois, ele caiu e faleceu.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor


Fonte:


🔍 Centro de Memória da Unicamp 

🔍📸 Blog Pró-Memória de Campinas 

📸 https://caheisablogger.blogspot.com/.../e-banda-passou...

📸 Página Campinas de Antigamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário