Uma construção que infelizmente não existe mais. Esta bela residência ficava na esquina da Rua Dr. Guilherme da Silva com a Avenida Júlio de Mesquita. Na outra esquina e em frente à residência, ficava o antigo estádio da Ponte Preta.
A residência de Carlos Penteado Stevenson foi um projeto de Hoche Neger Segurado. Atualmente, existe um preso no local e na outra esquina, no mesmo sentido, um posto de gasolina.
Carlos Penteado Stevenson nasceu no dia 25 de março de 1894, em Campinas. Ele era filho de Charles William Erskine Stevenson e de Rita Nogueira Penteado. Foi casado com Sylvia Carvalho de Siqueira antes 1926, e tiveram pelo 4 filhos e 1 filha.
Seu pai foi engenheiro, poeta, cronista, contista, orador e conferencista. Por muito tempo foi engenheiro- chefe da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
Participou do projeto de remodelação de Campinas, em 1933, defendendo mudanças nos aspectos visuais da cidade. Ele acreditava que a cidade civiliza o homem, dando-lhe polidez e a linha que ninguém consegue conquistar nos limitados círculos do interior na vida rustica da roça.
Seu filho, o Dr. Carlos Penteado Stevenson foi médico. Ele fundou o Hospital Stevenson, especializado em oftalmologia, em 1927, na Avenida Andrade Neves. No dia 30 de julho de 1943, o hospital foi adquirido por um grupo de médicos e, a partir desta data, passou a se chamar Vera Cruz.
Também foi um dos fundadores do Rotary Club de Campinas, no dia 08 de outubro de 1931.
Carlos Penteado Stevenson morreu no dia 08 de agosto de 1975, em Campinas.
🗣️ A sessão DOCE LAR, através da qual conheceremos algumas residências do passado ou ainda existentes, e histórias sobre elas e seus proprietários.
✍️📸 ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor 🇧🇷❤️
Fonte:
🔍 📸 Construção, arquitetura e configuração urbana de Campinas nas
décadas de 1930 e 1940. O papel de quatro engenheiros modernos
Autora: SILVIA AMARAL PALAZZI ZAKIA
📸 Álbum de Propagandas de Campinas de 1930
👉 Página: Campinas de Antigamente
🔍📸 https://ancestors.familysearch.org/.../carlos-penteado...
🔍📸 Pesquisadora Jane Durlin
Nenhum comentário:
Postar um comentário