sábado, 14 de dezembro de 2024

👑 O CONCURSO DE MISS CAMPINAS DOS ANOS DE 1970: LURDES OLMOS

 LURDES OLMOS, a Miss Campinas de 1971 👏👏👏


Lurdes Bernal Fernandes Olmos nasceu no dia 05 de outubro de 1952, em Campinas.

Estudou nos colégios Imaculada, Vitor Meireles e Ataliba Nogueira. Formou-se em Secretariado pela PUC de Campinas. Também concluiu o Curso de Inglês.

A filha do Sr. José e da Sra. Flora Olmos sempre priorizou a independência e, antes do Concurso de Miss Campinas, estudava e trabalhava como secretária executiva.



A jovem de 19 anos, estudiosa e dedicada, logo descobriu que também era admirada por sua beleza e simpatia. 

Naquele ano de 1971, foi convidada a participar do Concurso Miss Círculo Militar pelo Coronel Rodolfo Pettená, então presidente do concurso. Não deu outra. Lurdes foi eleita Miss Círculo Militar.



Logo depois, veio o convite para participar do Concurso de Miss Campinas de 1971. Segundo entrevista ao jornal Correio Popular, Lurdes disse que entrou no concurso para ter uma nova experiência e foi muito incentivada por seus familiares e pelo noivo.


A disputa do Concurso Miss Campinas daquele ano ocorreu no dia 28 de maio nos salões do Tênis Clube de Campinas, no bairro Cambuí.

As candidatas que participaram do concurso foram: Lurdes Bernal Fernandes Olmos, Miss Círculo Militar; Sandra Regina Ferreira, Miss Ipanema Clube; Maria Mercedes Mateus, Miss Andorinha Parque Clube; Sônia Elizabette Turquette, Miss Andorinha Clube; Aparecida da Graça Barbarini, Miss Comercial; Sônia Aparecida Garcia, Miss Vila Castelo Branco; Maria Elisa Bugim, Miss Castelo Branco; e Creusa da Silva, Miss Jardim Paulicéia.


Nos salões do Tênis Clube de Campinas, por volta das 21 horas, do dia 28 de maio, o juri esteve diante das participantes que realizaram o desfile final.

O júri era composto por Hélios Morais Siqueira, representante do Prefeito Orestes Quércia; Sócrates Luiz Potyguara, diretor-presidente da Forbeasa S/A; Flora Maria, modista; Beatriz Carvalho, jornalista do Diário do Povo; Denise Vita Godoy, pianista; José Jofre Silva Melo, chefe do cerimonial da Prefeitura; José Roberto Magalhães Teixeira, presidente do Tênis Clube; Helena Souza; Lima Cunha Penteado, presidente da Academia de Ballet Lima Penteado; Regina Rocha Brito, e Vanda Fernandez Rosa, artista plástica.


Antes dos desfiles, as misses foram homenageadas por elementos da Associação Atlética Ponte Preta. A festa foi em benefício do Natal do filho do servidor municipal.




Lurdes Bernal Fernandes Olmos foi eleita Miss Campinas, entre oito moças concorrentes. Ela conseguiu sete dos onze votos do juri.


Em segundo lugar ficou Sônia Aparecida Garcia, também eleita Miss Imprensa, e em terceiro, Sônia Elizabette Turquette. As candidatas indicaram para Miss Simpatia Aparecida da Graça Barbarini.

Antes de entregar a faixa a Miss Campinas de 1971a Lurdes Olmos, Sônia Yara Guerra, Miss Campinas de 1970, despediu-se:

" É com tristeza que me despeço deste ano que trouxe alegrias e realizações. Foram 365 dias que vivi um sonho, uma vida irreal. Ao apoio, amizade, carinho e fé que depositaram em mim agradeço e desejo que minha sucessora tenha um ano venturoso, que seja para ela uma experiência marcante como foi para mim".


Após vencer o Concurso de Miss Campinas, Lurdes Olmos representou a cidade no concurso estadual da beleza, e continuou brilhando naquele maravilhoso ano.

Durante o confinamento no Miss São Paulo, as saídas para os eventos contavam com as motos da polícia militar e sirenes ligadas, batedores, para passagem das misses.


O Concurso de Miss São Paulo de 1971 foi disputado no dia 20 de junho, no Ginásio do Palmeiras, em benéfico do Lar Maria Gertrudes.

Lurdes Olmos desfilou com um traje típico em homenagem ao Maestro Carlos Gomes. Ela foi classificada entre as 5 finalistas e encantou a todos com sua beleza


Foi um ano glamouroso e mágico de muitas viagens eventos para nossa miss. Principalmente, foi um ano de  enriquecimento pessoal e cultural. Lurdes conheceu pessoas incríveis, cujas amizades perduram até os dias de hoje. Conheceu personalidades admiráveis.


As pessoas que se aproximavam dela para conversar, conheciam um ser humano dotado de simpatia, comunicabilidade e amor ao próximo.

Lurdes era querida pelas crianças, e chegou a dar aula de Ballet, no Círculo Militar, exibindo ternura, naturalidade e suavidade.


Com adultos, personalidades e autoridades era uma pessoa mais sóbria e acima de tudo gente. Era olhada como uma rainha da beleza nas ruas, nas lojas, nos supermercados. 


Após o Concurso de Miss São Paulo, Lurdes retornou para o aconchego da família e focou no seu crescimento profissional. Nunca teve pretensões de seguir carreira artística. 


" Ser Miss Campinas 1971 foi um ocasional presente da vida e foi vivido com muita intensidade!"



Atualmente, Lurdes Olmos segue sua trajetória de muita luz, encanto e simpatia. Uma pessoa que não se tornou miss. Sempre foi miss por todas as suas qualidades, virtudes e por sua inesquecível beleza.


💝Conselho de Lurdes Olmos às aspirantes do título de Miss Campinas:

" Na passarela as candidatas devem mostrar tudo de si. Como não podem falar, tem que mostrar no desfile, toda a elegância e personalidade que possuem, e acima de tudo, que são realmente mulheres"


💝 Conselhos de Lurdes Olmos à Miss Campinas:

" Ela terá que adquirir por si uma grande responsabilidade que é a de ostentar o título de Miss Campinas, em todos os sentidos. Em São Paulo, não deverá julgar-se vencedora ao conhecer as demais concorrentes. Não deverá se esquecer que estará competindo com 40, 50 moças tão bonitas como elas, que passaram pelo mesmo julgamento. Deverá mostrar o que é e não procurar artificialidades, levando com naturalidade o título que enverga"


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA

Campinas, meu amor  


Fonte:


🔍 📸 Lurdes Olmos


🔍 📸 Acervo da Biblioteca Municipal de Campinas "Ernesto Manuel Zink"


🔍 📸 Jornal Diário da Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário