terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Escola Professor Antônio Vilela

 A História da Escola Professor Antônio Vilela teve seu início com a fundação do 5° Grupo Escolar, no dia 01 de fevereiro de 1922, no número 727 da Rua 24 de maio, onde atualmente existe o Colégio Renovatus.



Os grupos escolares foram criados inicialmente no Estado de São Paulo em 1893, enquanto uma proposta de reunião de escolas isoladas agrupadas segundo a proximidade entre elas. 

Os grupos escolares foram responsáveis por um novo modelo de organização escolar no início da República, a qual reunia as principais características da escola graduada, um modelo utilizado no final do século XIX em diversos países da Europa e nos Estados Unidos para possibilitar a implantação da educação popular.



Constituíram um fenômeno tipicamente urbano, já que no meio rural ainda predominou as escolas isoladas por muito tempo. 

O Grupo Escolar foi uma escola eficiente para a seleção e a formação das elites. A questão do ensino para as massas populares só esteve presente na reforma paulista de 1920.



Em 15 de fevereiro de 1945, o antigo Quinto Grupo Escolar recebeu o nome de Escola Antônio Vilela Júnior.

Situada ao lado do Teatro Municipal José de Castro Mendes, na Vila Industrial, uma curiosidade é que tanto o teatro como a escola estão localizados em uma região onde existiu um cemitério.

Outra curiosidade é que, segundo consta, durante um tempo, no período noturno, a Escola Antônio Vilela Júnior passava a se chamar Ginásio Escolar Benedito Sampaio. A escola que recebe este nome situa-se hoje na Rua Delfino Cintra, no bairro Botafogo


ANTÔNIO VILELA JÚNIOR 

O Professor Antônio Vilela de Oliveira Júnior, nasceu em Aparecida-SP, no dia 26 de agosto de 1863. Era filho de Antonio Vilela de Oliveira (1828-1896) e de Maria Jesuína da Conceição Vilela.

Nascido muito pobre, Antonio Vilela Júnior é um exemplo do que se pode fazer a força de vontade, o sacrifício e a dedicação ao trabalho. 

Foi a princípio, telegrafista da Estrada de Ferro D.Pedro II, hoje Central do Brasil, e nesse cargo trabalhou até poder iniciar o curso da Escola Normal de São Paulo, na qual se diplomou em 1886.

Trabalhou como professor da Escola Normal de Socorro, na organização do Grupo Escolar de Amparo, e em maio de 1911, foi promovido a Diretor da Escola Normal de Guaratinguetá, cargo que exerceu por quatro anos.

Veio para Campinas em 1915 para dirigir a Escola Normal de Campinas, hoje Carlos Gomes, onde permaneceu até o falecimento. 

Por seus inestimáveis serviços à causa da educação e da assistência social, o emérito educador teve seu nome lembrado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a denominação do Grupo Escolar da Vila Industrial, aqui em  Campinas, a 15 de fevereiro de 1945.

O professor Antônio Vilela Júnior faleceu no dia 24 de junho de 1919.

A Escola Antônio Vilela Júnior fica na Rua Conselheiro Gomide, S/N, na Vila Industrial.






✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor



Fonte:


🔍 https://antoniovilelajunior.blogspot.com/2011/09/?m=0

🔍 Blog Museu Musical

🔍 https://artsandculture.google.com/.../qQEd-17f5idGTg...

#tbtdehoje #brasil #brazil #love #instagood #photography #photooftheday #travel #nature #saopaulo #amor #photooftheday #beautiful #cute #summer #me #follow #picoftheday #followme #like4like #happy


Nenhum comentário:

Postar um comentário