sábado, 14 de dezembro de 2024

🚴 DESDE 1951: Lunardi Bicicletas

 Andando pelo centro de Campinas em busca dos comércios antigos, estive desta vez na esquina da Rua 13 de Maio com a Rua Visconde de Rio Branco, onde uma tradicional loja especialidade em bicicletas resiste ao tempo.

🚲 A atual Lunardi Bicicletas, antiga Casa Lunardi, foi fundada em 1951 por Edson Lorencetti Lunardi, que nasceu no dia 08 de setembro de 1926, em Campinas.




Edson Lunardi era filho de Olinto Lunardi, que foi o primeiro morador e fundador da atual Vila Lunardi, na região da antiga Fazenda Boa Vista. 

Edson cresceu naquela região onde convivia com os movimentos da antiga Estação Boa Vista. Estudou em uma escola do bairro, que não existe mais, e formou-se em Contabilidade no Colégio São Luiz.



Trabalhou em São Paulo por algum tempo como representante do Laboratório Sidney Rossi. Também trabalhou trasportando batatas com um caminhão que adquiriu com muito esforço e trabalho, no final de década de 1940.

Casou-se com Lucy Checchia Lunardi, que nasceu na cidade de Santo André. A festa de casamento foi na antiga sede do Clube Concórdia na Rua José de Alencar. 

O prédio foi demolido no dia 07 de março de 1962 em virtude do alargamento da Avenida Moraes Sales e da construção do Viaduto Cury.

No início da década de 1950, Edson resolveu entrar em um novo ramo de negócio e em sociedade com um amigo fundou em 1951 a Casa Lunardi, um loja e oficina dedicada ao conserto e venda de bicicletas, peças e acessórios em geral.



Eu estive na loja e conversei com o proprietário, o filho de Edson Lorencetti Lunardi, Edson Roberto Lunardi, que muito emocionado contou-me a trajetória do pai e as transformações que o centro de Campinas passou ao longo do tempo.

Edson ainda era criança quando o pai montou o negócio, que era a vida dele. Ele lembra que a família morou por algum tempo na Rua Costa Aguiar, e na infância, ajudava o pai atendendo no balcão da loja, brincava na Praça Lago dos Cisnes, apreciava os brinquedos na vitrine da Casa Bongo, assistia às gazetinha do Cine Windsor aos domingos, ia na casa dos avós na atual Vila Lunardi.


Com muita emoção, Edson lembrou do empenho do pai para manter a loja, e de sua generosidade. Ele vendia bicicletas e acessórios para pessoas como os trabalhadores da Vila Industrial, e muitas vezes, a garantia era apenas os acordos verbais. Era uma confiança quase sempre correspondida.

Seu pai era querido por todos os comerciantes da Rua 13 de Maio, inclusive pelos tipos populares como o Mané Fala Ó, que certa vez fez companhia a ele em uma viagem para São Paulo. Também tinha simpatia pelo Firma Nêga, que trabalhava descarregando caminhão em um armarinho de secos e molhados na Costa Aguiar.


Edson Roberto Lunardi contou-me que via o bonde passar em frente a loja. Em uma época de uma Campinas mais simples e suntuosa, ele  tinha como lazer noturno o Clube Semanal Cultura Artística e os cinemas que eram muitos. Achava um luxo as lojas da Avenida Dr. Thomáz Alves. Também lembrou com tristeza e indignação o que fizeram com o Teatro Municipal Carlos Gomes demolido em 1965.

As décadas de 1960 e 70 foram quando a loja teve seu maior movimento. Uma época em que pessoas elegantes passavam pela Rua 13 de Maio e encontravam diversos comércios, que vendiam variados produtos. 


Seu pai, Edson Lorencetti Lunardi, faleceu no dia 28 de março do ano 2000. Apenas deixou de ir trabalhar na loja, quando não tinha mais saúde, mas ensinou ao filho como amar o que se faz e fazer da melhor maneira possível. 

"(...) Vieram os shoppings, apareceram bicicletarias nos bairros. Mas, com o maior orgulho, digo que tenho clientes do tempo do meu pai. É muito legal quando as pessoas confiam, percebem a seriedade do trabalho. Vou ficar aqui até morrer”, disse Edson Roberto Lunardi, certa vez, a uma entrevista ao Grupo RAC.


A Lunardi Bicicletas fica na esquina da Rua 13 de Maio com a Rua Visconde do Rio Branco, 270. A marca da loja é tradição e confiança. Optou-se em manter o negócio pequeno para que sempre pudesse se oferecer uma atenção especial a clientela e por lá já passaram por avô, pai e agora netos.

É especializada em bicicletas e seu diferencial são os anos de experiência, dedicação, comprometimento e respeito aos seus clientes. Além, é claro, de sua linda história de sucesso!


"Meu sincero e carinhoso agradecimento ao Sr. Edson Roberto Lunardi, que me concedeu a entrevista e com o qual passei mais de uma hora agradabilíssima, conversando sobre a loja e sobre Campinas. Uma pessoa educada, doce e trabalhadora. 



Desejo que cada vez mais as pessoas prestigiem a loja, que o movimento volte a ser grande, e convido a todos os meus amigos, que gostam de bicicleta, que visitem a loja!"


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA

Campinas, meu amor 


Fonte:


🔍📸  Entrevista de Edson Roberto Lunardi, proprietário da Lunardi Bicicletas 


🔍https://www.lunardibicicletas.com.br/


🔍 https://correio-rac-com-br.cdn.ampproject.org/.../comerci...

Nenhum comentário:

Postar um comentário