No dia 07 de novembro de 1968, a rainha do Reino Unido Elizabeth II, acompanhada do príncipe Phillip, o Duque de Edimburgo, chegou a Campinas, às 13h40min.
Ela realizava uma visita ao Brasil, que durou do dia 01 ao dia 11 de novembro daquele ano, e em Campinas, ela esteve na sede do Instituto Agronômico de Campinas e na Fazenda Santa Elisa.
Um cortejo de automóveis seguiu a rainha do aeroporto de Viracopos até o Instituto Agronômico. No cruzamento das avenidas Barão de Itapura e Brasil, muitas pessoas se concentraram para assistir à passagem da limousine que transportava a rainha.
A visita da realeza britânica ao Instituto tinha como objetivo o interesse de em saber como as produções das colônias britânicas poderiam ser melhoradas.
Ele era um grande apreciador de café, e o Instituto Agronômico fazia pesquisas com tipos de café cultivados em colônias britânicas na África, como a Etiópia.
Anos depois, um tipo de café com menos cafeína foi produzido pelo IAC, justamente com o que foi coletado na Etiópia, e que está em estudo até hoje, segundo o instituto.
A rainha ficou no IAC por cerca de 15 minutos. No saguão do instituto, foi montada uma exposição de flores para recebê-la.
Às 15h35min, a comitiva foi para a Fazenda Santa Elisa, ficando no território experimental do IAC por cerca de 25 minutos. Na fazenda, a rainha visitou o campo de experimentação, passando pelos canteiros das pesquisas de melhoramentos.
O casal real passou a noite na Estância Santa Eudóxia. No dia seguinte, Elizabeth, que tinha 42 anos, foi ao Jockey Club, às margens da Rodovia Anhanguera, para andar a cavalo.
✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA
Campinas, meu amor
Fonte:
🔍📸 Cortesia de Heloísa Cavareli cujos país estiverem presentes no histórico dia da visita da rainha.
🔍 📸 Jornal Cidade de Santos, edição de 1968
🔍https://portalcbncampinas.com.br/.../rainha-elizabeth-ii.../
📸 https://www.siarq.unicamp.br/.../mostra_cmu_visita_rainha...
📸 https://www.estadao.com.br/.../rainha-elizabeth-veja.../...
📸 Arquivos do Instituto Agronômico de Campinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário