segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

🛒🎁 LOJAS DO PASSADO: Ceccato, O Maior

 O Ceccato S/A, Comércio de Utilidades Domésticas, teve seu início no dia 02 de maio de 1942.

Naquele ano, foi inaugurada uma pequena vidraçaria na Avenida Moraes Sales, no centro de Campinas. O fundador da vidraçaria foi Fiovarante Octávio Ceccato.




Em 1949, o Ceccato mudou-se para a Rua 13 de Maio, próximo ao antigo Teatro Municipal Carlos Gomes. O negócio havia se expandido para o ramo de utilidades domésticas, e já não era apenas uma vidraçaria.

Nesta nova fase, a loja convivia com as enormes filas que se formavam à sua frente. No ano de 1964, os fundadores Fiovarante, Oswaldo, Antônio e Romeu Ceccato começaram a transmitir a administração do negócio para os filhos, que desempenharam um bom papel.



Em 1969, o Ceccato começou a operar como atacadista oferecendo produtos para restaurantes e cozinhas industriais. Simultaneamente, construía uma nova sede.

Em 1974, a nova sede foi inaugurada na mesma rua 13 de maio, e tornou-se uma das lojas mais conhecidas do saudoso Convívio, aquele espaço de compras e lazer. Era uma loja de 2 mil metros de área construída dividida em três pisos. 

Em 1976, a presidência da loja foi assumida por Roberto Ceccato, que viu uma expansão nos anos seguintes, e uma necessidade de ampliar o espaço físico. As instalações da diretoria e do depósito central foram transferidas para a Rua São Carlos, em frente ao Hotel Castro Mendes, na Vila Industrial, em uma área de 2,8 mil metros. 



A loja Ceccato também abriu um escritório de vendas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Curitiba e em Ribeirão Preto. Passou a possuir uma frota de 13 veículos entre carros e caminhões, e empregava 160 pessoas. Tanto crescimento reforçava o lema da loja "Cecatto, o Maior".

Tornou-se inesquecível no Ceccato, o espaço todo especial reservado ao público infantil. Era o Salão da Criança instalado em uma área de 600 metros, onde se podia encontrar os mais variados brinquedos, do mais simples aos mais sofisticados. Era um salão permanente, um diferencial da loja.


A loja Ceccato não existem mais, mas certamente deixou como lembrança uma história de sucesso e dedicação ao público consumidor, em especial às crianças, que tiveram da loja uma atenção muito especial.


✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA 

Campinas, meu amor 


Fonte:


🔍📸Acervo Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink 


📸Foto 3

📸Foto 4 (🧩Montagem)


🔍 Acervo SEDOC RAC


📸Foto 01

📸Foto 02 (🎨 Colorizada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário