terça-feira, 10 de dezembro de 2024

DESDE 1919: Casa Paulo

 A Casa Paulo foi fundada no dia 10 de abril de 1919 pelo imigrante tcheco Frederico Pavlú. 


Frederico veio ao Brasil sem o registro de nascimento, e aqui no país, seu nome foi registrado erroneamente como Frederico Paul. 

Já a tradução de seu sobrenome Pavlú, que resulta em Paulo, fez com que ele ficasse bastante conhecido por este nome, que é mais familiarizado pelos brasileiros. Logo, a vidraçaria que o imigrante tcheco fundaria foi batizada de Casa Paulo. 



Quando veio morar em Campinas com sua esposa, Frederico fundou uma loja que vendia quadros, vidros, espelhos e molduras, a Casa Paulo. Ela ficava na esquina da Rua Regente Feijó com a Rua Bernardino de Campos. Por um curto período de tempo, a loja ficou instalada na Rua General Osório, antes de se estabelecer na Rua Ernesto Kuhlmann, próximo ao Mercado Municipal.  


Em suas primeiras décadas de existência, a Casa Paulo especializou-se no comércio de itens que atraíam artistas renomados e pessoas da alta sociedade. Eram gravuras compradas por amantes da pintura e por decoradores. 



Alguns dos frequentadores ilustres da loja foram: os pintores Aldo Cadarelli e Salvador Caruso, o escultor Lélio Coluccini e o artista plástico Francisco Biojone.

Superando as oscilações econômicas e crises provocadas em tempos de Segunda Guerra Mundial, a Casa Paulo continuou inovando, produzindo itens artesanais com padrão industrial e aumentando o número de funcionários. 



Se no começo a loja importava bastante mercadorias, com o tempo tornou-se uma verdadeira indústria de espelhos e quadros. 

A Casa Paulo diversificou seus produtos e estilos de clientes, atendendo aos gostos mais variados, sempre com a tradicional qualidade no atendimento, que atravessou gerações. 


Assim, aquelas molduras antes requisitadas por um público bastante específico, passaram a emoldurar diplomas, fotos de família e de time de futebol. Também passaram a fazer sucesso os objetivos decorativos baseados na tradição católica.



A Casa Paulo é o estabelecimento do centro de  Campinas, pertencente a mesma família, mais antigo. O negócio foi administrado por Frederico Pavlú, depois foi herdado por Hans Pavlú Filho, Hans Pavlú Júnior e Hans Pavlú Neto. 


Em 2005, Hans Pavlú Filho faleceu. Hans Neto assumiu o negócio e teve um grande desafio, manter sua tradição e sucesso. Foi na base de muito trabalho e amor ao ofício, que Hans Neto cumpriu sua missão, modernizando a loja e criando condições para que seus clientes tivessem mais comodidade.



Atualmente, a Casa Paulo comercializa molduras, vidros, espelhos, box de banheiro, esquadra de alumínio e oferece o tradicional serviço e conhecimento herdado de muitas gerações. 



Em 2015, a Casa Paulo foi homenageada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas como a empresa mais antiga da cidade. 

A Casa Paulo fica na Rua Ernesto Khulmann, n° 199, no centro de Campinas. 



✍️ ALEXANDRE CAMPANHOLA

Campinas, meu amor 


Fonte:


🔍📸 Acervo: Casa Paulo


🔍 https://www.casapaulo.com.br/


📸 Página Campinas de Antigamente


#brasil #brazil #love #instagood #photography #photooftheday #travel #nature #saopaulo #amor #photooftheday #beautiful #cute #summer #me #follow #picoftheday #followme #like4like #happy

Nenhum comentário:

Postar um comentário