sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

🏡 DOCE LAR: A Residência do promotor Rogério de Freitas

Uma construção de mais de 100 anos de história. Esta bela residência existe desde a década de 1920, quando a Avenida Júlio de Mesquita ainda se chamava Rua Augusto César. 


A residência é um projeto datado de novembro de 1922 e pertencia ao promotor público de Campinas, Rogério de Freitas, que assumiu o cargo em 1920.


⚖️ Rogério de Freitas nasceu em São Paulo no dia 18 de dezembro de 1896. Era filho de Vladislau Herculano de Freitas e Clotilde de Freitas. Foi casado com a Sra. Elza de Paula Camargo. 


Ainda muito jovem, ingressou na Faculdade de Direito do Estado de São Paulo. Ao mesmo tempo, trabalhou como auxiliar da Recebedoria de Contas e auxiliar do Tesouro do Estado de São Paulo nos anos de 1917 e 1918. 

Foi chefe de gabinete do secretário de justiça e segurança pública do seu estado, onde ficou até 1919, mesmo ano em que concluiu seu curso de Direito.


➡️ Em 1920 assumiu o cargo de promotor público na comarca de Campinas, o qual ocupou durante seis anos até ingressar no Tribunal de Contas, em 1926.

Rogério de Freitas foi auditor e adjunto interino do procurador-geral do Tribunal no Tribunal de Contas. Em 1951, em razão da vaga aberta com a aposentadoria do ministro Oliveira Vianna, foi nomeado para o cargo de ministro pelo então presidente da República Getúlio Vargas. 



Nos anos seguintes, Rogério de Freitas representou o Tribunal de Contas em congressos internacionais realizando funções de Secretário Executivo, Secretário Geral e responsável pela elaboração dos Anais dos evento.

No biênio 1962-1963, tornou-se vice-presidente do Tribunal de Contas. Nesse tempo, apresentou no 4º Congresso Internacional, realizado em Viena, apresentando importantes trabalhos.


O ministro Rogério de Freitas aposentou-se em 31 de outubro de 1966 e faleceu em 23 de fevereiro de 1988.

🗣️ A sessão DOCE LAR, através da qual conheceremos algumas residências antigas do passado ou ainda existentes, e histórias sobre elas e seus proprietários. 


✍️📸 ALEXANDRE CAMPANHOLA

Campinas, meu amor 


Fonte:


🔍  📸 A cidade do curto século vinte. 


Uma história social do advento e difusão do padrão de casa urbana isolada no lote em Campinas como história da síntese (1917-1927) de um novo padrão de cidade.

Autor: Pedro Francisco Rossetto - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo


🔍 https://portal.tcu.gov.br/.../min-rogerio-de-freitas-1951...


🔍📸 Revista A Cigarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário